Início
Tipos de Aplicação
Importante: Vale lembrar que todos os documentos devem ser escritos em Inglês!
A aplicação via bolsa externa, irei ser mais específico na bolsa do KGSP (Korean Government Scholarship Program) que é a maior e melhor de todas.
Requisitos/Bolsas
Aplicação Direta na Universidade
Perguntas:
Como conseguir um trabalho em Laboratório?
Qual facul aplicar?
Respostas:
Aplicação pelo KGSP
Datas
Preços
Primeiramente o KGSP não tem preço algum para inscrição. Você apenas terá que pagar a documentação (tradução no caso) e as entregas dos mesmos (correios).Já as aplicações diretas nas Universidades podem possuir um valor de inscrição. PS: Não são todas, mas muitas tem!
Este ano, a POSTECH custa $ 100.00 (dólares) a inscrição, a Soongsil University $ 80.00 (dólares), Yonsei University 100.000 KRW (Won) e por aí vai.
Bom, mas não é só isso... Você precisa dos documentos necessários, certo?Para começar, você precisa aplicar o exame de proficiência.
Este ano, o TOEIC custa em torno de 300 reais e o TOEFL iBT 800 reais.Também é preciso fazer a tradução juramentada de seu histórico escolar e diploma. A tradução juramentada no Estado de São Paulo é em média 70 reais por laudo (sendo cada laudo aproximadamente uma página). Lembrando que o diploma é uma página e o histórico são +- 4 páginas.
Não satisfeito, também é preciso obrigatóriamente enviar os documentos por postagem... Se você escolheu o Embassy Track pelo KGSP, vai sair mais barato, já que você precisa enviar os documentos em território Nacional. Já, se você escolheu University Tracking ou alguma aplicação direta, em média é 120 reais por envio à Coréia (de apenas papel), se você tiver com problemas e pouco tempo para enviar.. o custo chega a 220 reais que é o serviço premium mais top que tem nos Correios.
Algumas Universidades ainda pedem documentos adicionais etc e alguns também precisam ser traduzidos, então prepare o seu bolso.
Sobre mim: Eu apliquei para 3 Universidades diretamente e também pelo KGSP, fiz TOEIC e TOEFL, gastei no total em torno de 2.000 reais.
Como Funcionam
Universidade Direta
Cada universidade tem os seus processos, mas quase todas se baseiam em:
KGSP
Primeira Fase
Segunda Fase
Terceira Fase
Perguntas:
Qual é mais difícil?
Qual escolher?
Respostas:
Minha Aplicação
Dicas (HOT)
Para aqueles que tem dúvida sobre qual tipo de aplicação (KGSP) escolher: University Tracking ou Embassy Tracking?
KGSP Guideline
KGSP-G 2022 - Guidelines
KGSP-U 2022 - Guidelines
Tabela Resumo dos aplicantes (2016/2017)
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1mpKfcplr2HG40aWHfMwzxhHYBbbhRh0s-BTl8R1M3Hw/edit#gid=0
Concluindo
Agradeço a atenção e a leitura deste post.
Boa Sorte!
Olá pessoal, como muitas pessoas tem dúvidas (óbvio) sobre as aplicações de Mestrado e Doutorado na Coréia do Sul, neste post irei me dedicar a escrever um super tutorial de como funcionam os tipos de aplicação, documentações, datas, requisitos/bolsas, preços, como funciona, sobre a minha aplicação e dicas (especial).
Foto Ilustrativa rs |
Tipos de Aplicação
Existem dois tipos principais de aplicação: Aplicação direta na Universidade e Aplicação via bolsa externa ou do governo (KGSP).
A aplicação direta em uma Universidade, tem seus próprios requisitos e tipos de bolsa da própria Universidade, ou seja, cada Universidade é de um jeito.
Mas todas possuem uns requisitos e documentações fundamentais em comum, que são muito importante você ter em mãos. São eles: Histórico de notas Original da sua Faculdade (Brasileira), Diploma Original de sua Graduação e uma foto-cópia de seu Passaporte. Lembrando que, o Diploma de Graduação e o Histórico de notas, devem ser traduzidos e juramentados em Inglês. Além destes documentos, cada Universidade também irá ter seu próprio "Application Form" um formulário que você precisa preencher com seus dados. Também irá ser necessário escrever uma redação sobre você mesmo (Self Introduction) e uma sobre seu plano de estudos (Study Plan). Não se pode esquecer também que é obrigatório 1 ou 2 cartas de recomendação (Recommendation Letter) de seus professores da Universidade que você se formou. Assim como, resultados de testes de proficiência em Inglês ou Coreano (TOEIC, TOEFL, IELTS, TOPIK são os mais aceitos).
Algumas Universidades também pedem mais coisas, como exames médicos (normalmente o da Tuberculose), certificados financeiros, documento de nascência (para provar a cidadania Brasileira), foto-cópia de documentos dos pais e até outros tipos de redações.
Importante: Vale lembrar que todos os documentos devem ser escritos em Inglês!
A aplicação via bolsa externa, irei ser mais específico na bolsa do KGSP (Korean Government Scholarship Program) que é a maior e melhor de todas.
Generalizando sobre a bolsa, nessa você precisa aplicar na Bolsa KGSP pelo site: Study in Korea e ela tem duração de 2 anos (no caso do Mestrado) e 3 anos (doutorado) e + 1 ano de Língua Coreana em ambos (se você já sabe Coreano TOPIK level 5+) você não precisa fazer este 1 ano bônus.
Existem dois tipos de processos na aplicação do KGSP, o famoso "Embassy Tracking" (pela Embaixada) e o "University Tracking" (direto pela Universidade).
Algumas pessoas perguntam: qual é a diferença?
Bom, em questão de documentação e requisitos, os dois são iguais. Mas como o processo é feito, daí as coisas mudam.
Como já disse anteriormente, cada Universidade e Programas tem seus requisitos e bolsas diferentes. Serei mais direto e mostrarei exemplos de uma aplicação direta e pelo KGSP.
Como requisitos prioritários estão os documentos necessários, os testes de proficiência e as notas do seu histórico escolar.
Lembrando que cada Universidade possui uma nota mínima diferente.
Na Ajou University, as notas mínimas de exames de proficiência, para ser qualificado são:
Above 530 in TOFEL PBT, 197 in TOFEL CBT, 71 in TOFEL iBT, 5.5 in IELTS, B2 in CEFR, 600 in TEPS
Porém essas notas são apenas as mínimas para ter chances de ser admitido na Universidade. Isto não quer dizer que você terá bolsa de estudos.
Para obter bolsa de estudos, os requisitos são mais rigorosos.
Requisitos para Scholarship tipo A (2016) |
A bolsa acima ela oferece 100% de bolsa no Tuition Fee (Mensalidade), apenas isso! Não vai achando que a Universidade vai te pagar comida, dormitório, passagem de avião etc.
Também existem outras bolsas pela própria Universidade, que neste caso vai diminuindo a porcentagem de bolsa no Tuition Fee. Neste exemplo, a bolsa cai pra 80%.
Requisitos para Scholarship Tipo B(2016) |
Já a Inha University mostra um exemplo diferente de Scholarship (bolsa), ela tem diferentes requisitos e diferentes tipos de bolsa (100%, 50% e 0%).
Requisitos Mínimos dos Exames de Proficiência (2016) |
Esta Universidade utiliza uma certa pontuação mínima, avaliando uma série de fatores, segue os requisitos e os tipos de bolsas deste ano (2016).
Quadro de Bolsas e Requisitos da Inha University (2016) |
Como nem tudo são flores, nem todas Universidades oferecem bolsa de 100% na mensalidade, aliás, são poucas as que oferecem até 100% de bolsa.
Um exemplo é a Soongsil University, que mesmo você atingindo a pontuação máxima, o máximo que você consegue é 70% de bolsa na mensalidade.
Quadro de Requisitos da Soongsil University (2016) |
Existem algumas Universidades como: POSTECH e UNIST, oferecem Dormitório gratuito. Talvez seja pela localidade ser distante de Seoul. Mas enfim, cada Universidade tem seus requisitos e suas bolsas.
Uma dica para aqueles que mesmo conseguindo uma bolsa de 100% fica difícil a vida na Coréia. Procure por um trabalho em Laboratório, assim você terá uma renda mensal bacana (em média 500 dólares) e ainda irá se aprofundar mais nos estudos, resultando em um futuro melhor.
Perguntas:
Como conseguir um trabalho em Laboratório?
Qual facul aplicar?
Respostas:
Para conseguir um trabalho em Laboratório, tudo depende de VOCÊ e um pouco da boa vontade dos Professores da instituição que você está aplicando. Você terá que correr atrás, por e-mails, telefones, amigos, conhecidos, de algum jeito você precisa conseguir o contato de um Professor da Universidade aplicada e contar sua história, seus planos e fazer uma entrevista extra.
A escolha da faculdade, vai de seu perfil e o que você acha que vai te ajudar mais no futuro e te fazer feliz. Porém, se você realmente não sabe ou tem dúvidas, é bom ser esperto. Procure pela aquela Universidade que ofereça uma boa bolsa de estudos, além de óbvio, ser uma Universidade boa, não aceite qualquer coisa... Pense que você está fazendo um investimento para o seu futuro, as vezes um desafio e um sacrifício irão valer a pena.
Aplicação pelo KGSP
A documentação necessária da aplicação pelo KGSP pode ser encontrada no edital em que está disponível como link no fim deste post. Segue também a imagem da lista de documentos obrigatórios.
Documentos Necessários para o KGSP (2016) |
Estes documentos, devem ser entregues via postagem física (correios) ao devido destinatário: Embaixada Coreana no Brasil (no Embassy Tracking) e Universidade Escolhida (University Tracking)
Uma coisa interessante no KGSP é que o exame de proficiência de Inglês ou Coreano não são obrigatórios! Porém, recomendo fortemente a entregar mesmo assim! E tente tirar uma nota superior a nota mínima que sua Universidade escolhida estabelece.
Pelo KGSP é obrigatório ter uma nota de GPA superior a 2.64 ou algo maior que 80%, como eles dizem no edital. Porém, o sistema Brasileiro é diferente do sistema Americano e do Coreano, com isso, eu recomendo fazer uma conversão pela calculadora de GPA internacional no seguinte link: GPA Calculator.
Sobre a bolsa do KGSP ela é com certeza a maior e muito parecida com a do CsF (Ciências sem Fronteiras). Esta bolsa oferece 100% de bolsa na Universidade, a passagem de Ida e Volta (do seu País a Coréia), plano de saúde por baixíssimo custo de manutenção e um salário relativamente alto (900k won) que é mais do que o suficiente para pagar dormitório (se necessário), moradia/comida e etc.
Datas
Algumas pessoas perguntam como funcionam as datas. É claro que elas variam de ano para ano e de Universidade para Universidade, assim como o do programa KGSP também é diferente.
Vou citar alguns exemplos, só pra ter idéia mais ou menos de quando que é bom começar a se preparar.
Para quem vai aplicar no segundo semestre do ano (o meu caso), as aplicações nas Universidades geralmente começam durante o mês de Abril.
Aqui vai um exemplo do calendário da Ajou University para o segundo semestre de 2016 (Fall 2016).
Calendário de Admissão da Ajou University (2016) |
Já outras Universidades podem começar as aplicações mais cedo, como no caso da POSTECH.
Calendário de Admissão da Postech (2016) |
Também existem outras Universidades que começam mais tarde como no caso da UNIST (Ulsan).
Já a KGSP, possui um calendário mais completo e por isso, começa mais cedo que as outras.
Calendário KGSP (2016) |
Enfim, algumas começam mais cedo, outras mais tarde. Mas quase sempre tem processos tanto para o primeiro semestre do ano (daí começam no segundo semestre do ano anterior) e para o segundo semestre do ano (que começam no primeiro semestre do mesmo ano).
Dica: Fique esperto aos DEADLINES e nunca deixe para fazer as coisas de última hora.
Preços
Uma outra coisa importante é sobre os preços e gastos. (lógico kkkkk)Algumas pessoas tem dúvidas em quanto custa para aplicar tal bolsa ou em tal Universidade.
Primeiramente o KGSP não tem preço algum para inscrição. Você apenas terá que pagar a documentação (tradução no caso) e as entregas dos mesmos (correios).Já as aplicações diretas nas Universidades podem possuir um valor de inscrição. PS: Não são todas, mas muitas tem!
Este ano, a POSTECH custa $ 100.00 (dólares) a inscrição, a Soongsil University $ 80.00 (dólares), Yonsei University 100.000 KRW (Won) e por aí vai.
Bom, mas não é só isso... Você precisa dos documentos necessários, certo?Para começar, você precisa aplicar o exame de proficiência.
Este ano, o TOEIC custa em torno de 300 reais e o TOEFL iBT 800 reais.Também é preciso fazer a tradução juramentada de seu histórico escolar e diploma. A tradução juramentada no Estado de São Paulo é em média 70 reais por laudo (sendo cada laudo aproximadamente uma página). Lembrando que o diploma é uma página e o histórico são +- 4 páginas.
Não satisfeito, também é preciso obrigatóriamente enviar os documentos por postagem... Se você escolheu o Embassy Track pelo KGSP, vai sair mais barato, já que você precisa enviar os documentos em território Nacional. Já, se você escolheu University Tracking ou alguma aplicação direta, em média é 120 reais por envio à Coréia (de apenas papel), se você tiver com problemas e pouco tempo para enviar.. o custo chega a 220 reais que é o serviço premium mais top que tem nos Correios.
Algumas Universidades ainda pedem documentos adicionais etc e alguns também precisam ser traduzidos, então prepare o seu bolso.
Sobre mim: Eu apliquei para 3 Universidades diretamente e também pelo KGSP, fiz TOEIC e TOEFL, gastei no total em torno de 2.000 reais.
Como Funcionam
Universidade Direta
Cada universidade tem os seus processos, mas quase todas se baseiam em:
- Entrega e Análise de Documentos
- Entrevista com o Candidato
- Resultado Final
A parte de documentos já foi discutido anteriormente. Em relação a entrevistas, é a critério do Professor Entrevistador. Alguns exemplos: A entrevista pode ser via Skype (com vídeo ou só audio), pode ser via celular (apenas uma ligação), dependendo do curso o entrevistador pode pedir um portfólio de design ou projetos e trabalhos, alguns podem perguntar questões sobre a vida, seus planos, o curso que você fez, todos trabalhos e estágios que você já fez etc. Dica: se prepare para tudo, mas sempre tente ser simples, não complique as coisas, não exagere e tenha calma.
O KGSP é dividio em "fases", cada fase é uma avaliação e um procedimento.
Primeira Fase
No Embassy Tracking, você tem que enviar os documentos para Embaixada Coreana no Brasil (acho que fica em Brasília) e você concorre primeiramente com todos Brasileiros para um limite X de vagas (neste ano foram 6). Já o University Tracking, você tem que enviar os documentos para a Universidade escolhida na Coréia do Sul (é caro...) e lá a Universidade destino, analisa os seus documentos e te chamam para uma entrevista (se você tiver entregue todos os documentos e superado todos os requisitos, óbvio). Aí, pode-se dizer que sua concorrência é todos aqueles que aplicaram para a mesma Universidade, no caso, qualquer pessoa do mundo. Após esta primeira fase, se você for bem sucedido e aprovado pela Embassy Tracking ou pelo University Tracking, você irá para a segunda fase.
Segunda Fase
Nesta fase é quando os Brasileiros aprovados pelas Universidades pelo University Tracking concorrem entre si, pelo limite de vagas para Brasileiros disponíveis (neste ano foram 5). E os que passaram pelo Embassy Tracking, tem 3 Universidades (escolhidas na primeira fase) para fazer entrevista e entre elas escolher apenas uma. A seleção do University Tracking na segunda fase é feita pelo próprio KGSP.
Terceira Fase
Aqueles que tiveram sucesso na Primeira e Segunda fase, finalmente chegaram nesta última etapa. Na terceira fase é obrigatório a realização de uma série de exames médicos, desde corpo físico, visão, dentes, sangue, doenças, drogas, parasitas e até raio X. Durante esta fase, os candidatos recebem um formulário que deve ser preenchido com os resultados de todos os exames necessários. Também é preciso enviar via e-mail os resultados dos exames separados, como uma foto do raio x, diagnóstico dos exames de laboratório, resultado dos exames de drogas etc.
Importante: O formulário médico deve ser preenchido em Inglês, porém os documentos adicionais com os resultados, diagnósticos e relatórios, não precisam ser em Inglês, podem ser em PT mesmo.
Perguntas:
Qual é mais difícil?
Qual escolher?
Respostas:
Pode-se concluir que a primeira fase é notávelmente mais "difícil" para o Embassy Tracking devido ao grande corte de candidatos logo de cara. Já a segunda fase é mais complicada para o University Tracking, devido que todos os que estão concorrendo já são "qualificados" e o limite de vagas é ainda menor que o do Embassy Tracking.
Na terceira fase, a dificuldade é igual para ambos.
Sobre qual escolher, eu diria que depende do seu perfil, depende das suas conquistas, depende das suas redações/pontuações e sua "astúcia".
Leve em consideração com quem você estará lidando.. no University Tracking, você é analisado por Coreanos na Coréia (que pouco sabem sobre o Brasil), no Embassy Tracking, você é analisado por Coreanos/Brasileiros que vivem/nasceram no Brasil.
Minha Aplicação
Eu apliquei para POSTECH, UNIST e Ajou University diretamente e para Soongsil University pelo KGSP (University Track).
Já estou aprovado pela Ajou University e na Soongsil University pelo KGSP. Já pela POSTECH falhei (devido a entrega do resultado do TOEIC fotocopiado), infelizmente não me avisaram com antecedência, talvez devido a rigorisidade do processo de aplicação.
Em todas Univ eu apliquei no curso de Mestrado em Ciências da Computação/Engenharia da Computação.
A seguir vou escrever um pouco sobre mim, para vocês terem noção do meu perfil e alguns dados que possam ser interessantes na sua aplicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre mim: Tenho 24 anos (1992), Nasci em Porto Alegre - RS. Sou formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Paulo (2010-2015).
Meu CR na Unifesp foi de 6.9/10, traduzindo para GPA 2.75.
Fiz 4 estágios em grandes empresas: (Banco do Brasil, EMBRAER, Hyundai e SK).
Estudei 1 ano na Soongsil University (2014-2015) no curso de Computer Science e Global Media.
Meu GPA foi de 90/100 (média final).
Já fiz trabalho voluntário como tutoria/assistente de Professor na Unifesp.
Também já fiz Iniciação Científica na própria Unifesp.
Meu score do TOEIC foi 875 e do TOEFL iBT 85.
Meu currículo Lattes: Curriculo Lattes
Meu CR na Unifesp foi de 6.9/10, traduzindo para GPA 2.75.
Fiz 4 estágios em grandes empresas: (Banco do Brasil, EMBRAER, Hyundai e SK).
Estudei 1 ano na Soongsil University (2014-2015) no curso de Computer Science e Global Media.
Meu GPA foi de 90/100 (média final).
Já fiz trabalho voluntário como tutoria/assistente de Professor na Unifesp.
Também já fiz Iniciação Científica na própria Unifesp.
Meu score do TOEIC foi 875 e do TOEFL iBT 85.
Meu currículo Lattes: Curriculo Lattes
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dicas (HOT)
Para aqueles que tem dúvida sobre qual tipo de aplicação (KGSP) escolher: University Tracking ou Embassy Tracking?
Como já havia falado antes, cada um tem suas dificuldades, ambos tem suas vantagens e desvantagens. Mas agora que entra o segredo, o candidato precisa conhecer a si mesmo, conhecer o seu próprio perfil e saber com quem estará lidando. Como assim? Tente imaginar como é a mente da pessoa que irá avaliar os seus documentos e redações. Como já comentei, pelo Embassy Tracking, quem avalia (primeiramente) são os Coreanos/Brasileiros da embaixada Coreana no Brasil. Já no University Tracking são os Coreanos da Universidade que você está aplicando (na Coréia). Pense o que que é mais interessante para cada um deles, o que você acha que uma pessoa que vive no Brasil iria gostar? ou o que você acha que uma pessoa que vive na Coréia iria gostar? Isto pode ser uma estratégia interessante para sua aplicação.
Qual Univerisdade escolher? A escolha da Universidade correta, com certeza é algo importante na sua aplicação. Muitos procuram a escolha da Universidade por um rank de "melhores Universidades na Coréia". Pare, você pode estar cometendo um erro. É claro que as Universidades que estão na lista das melhores são boas, ao contrário, não estariam lá. E sim, você deve escolher uma delas... Porém existe um grande erro, muitas pessoas olham apenas para top 1, top 2 ou top 3. (Que muitos casos são SNU, Yonsei, Korea Univ) ou KAIST/POSTECH (na área de Tecnologia). Você precisa tomar muito cuidado nessa escolha.
Primeiro, normalmente essas universidades que estão entre as top 3, elas são extramemente rigorosas à questões de documentação.. Ou seja, se você mandar UM documento errado, você já está eliminado (experiência própria). Outra coisa muito importante é você avaliar o custo/benefício. Avalie as condições, os requisitos de documentação e as notas exigidas da Universidade, você consegue garanti-los? você tem algum diferencial que esta Universidade irá achar interessante? Esses itens são fundamentais na hora da aplicação.
Segundo, você deve pensar em como vai ser a sua vida na Universidade escolhida (caso você consiga ser admitido), você irá se divertir? você ira ter vida social? você irá conseguir pagar as despesas? você irá ter saúde? e o mais importante, vai te fazer feliz?
Terceiro, É importante também pensar no futuro, se você pretende fazer um sacrifício maior agora e depois viver mais depois, você precisa saber se o seu sacrifício vai valer a pena, se você vai resistir aos desafios e se após tudo isso, você terá sucesso na vida.
Digo essas coisas, porque como estudante do CSF, vi muita gente indo pra SNU, KU, Kaist e Postech e não aproveitando a vida, cultura e experiência na Coréia. Muitas pessoas desanimadas, com o mesmo roteiro semanalmente. E muitas vezes não era por questões de estar estudando mais ou menos e sim pelo ambiente Universitário "sem graça" , sem incentivos. É preciso avaliar também como será a sua vida Universitária, o lugar que você irá morar, como são os colegas e professores, você tera incentivos? irá te fazer feliz?
Escrevendo a redação... Esta parte também é interessante saber como e o que escrever. Primeiro, você precisa saber como escrever uma redação naturalmente, a sua redação tem que estar organizada, clara e objetiva. Também é necessário, escrever bem em Inglês e evitar palavras repetidas. Dica: use o google tradutor para encontrar sinônimos.
Sobre o que escrever, seja simples, não complique as coisas, não minta e evite falar como a Coréia do Sul é segura, bonita, organizada, pessoas educadas e bláblá (o avaliador já sabe disto!). Dica: Não se esqueça de tentar imaginar o avaliador lendo a sua redação! Ele não te conhece! As vezes escrever coisas bobas como: sua idade, de onde é, como você é com a vida, suas atitudes e sonhos. São extremamente importantes no conteúdo da sua redação!
Enfim, seja sempre objetivo, não demonstre dúvidas e lembrem... Dica Master: Os avaliadores (Coreanos) não querem que você vá para Coréia porque você ama a Coréia e quer morar lá porque lá é seguro, educação top, muitas pessoas famosas e bonitas. Eles querem que você vá para lá, porque você QUER APRENDER, QUER EVOLUIR, QUER ESTUDAR, QUER DESENVOLVER.. demonstre isso na sua redação!
Entrevista.. Sobre as entrevistas, procure manter a calma, vá preparado para tudo, de uma estudada em coisas básicas do seu curso. E se for para decorar algo, decore a resposta para a seguinte pergunta: "Me fale sobre você". Provavelmente esta será a primeira pergunta do entrevistador, seja simples na sua resposta e fale sobre como você é, o que gosta de fazer, de onde é, seus sonhos e se sobrar tempo fale sobre o que já fez. Logo em seguida o entrevistador irá perguntar algo sobre sua faculdade e curso, (dificilmente ele vai perguntar uma questão de prova kkk) normalmente é algo do tipo, qual área você se interessa e o porque.. Não se esqueça de sempre demonstrar interesse e seja animado.
Documentos adicionais.. Algumas Universidades liberam espaço para documentos extras, nesta parte, aproveite a oportunidade para mandar qualquer coisa que você ja tenha feito e seja interessante de acordo com a sua aplicação (lógico). Por exemplo: Envie certificados de cursos, estágios ou prêmios.. Também é interessante, se você já estudou na Coréia, mande suas notas da Coréia em anexo, se elas forem favoráveis é claro. Assim, os avaliadores (Coreanos) terão como comparar o seu histórico de graduação com a sua atuação na Coréia.
A seguir, estou disponibilizando o manual do edital do KGSP 2016 e todas as minhas redações que utilizei nas aplicações. Desculpem-me caso tenha alguns erros de gramática e concordância. Espero que ajude como um guia e algumas idéias para a construção de sua redação. Por favor, evite copiar trechos/frases por completo.
KGSP Guideline
KGSP-G 2022 - Guidelines
KGSP-U 2022 - Guidelines
Tabela Resumo dos aplicantes (2016/2017)
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1mpKfcplr2HG40aWHfMwzxhHYBbbhRh0s-BTl8R1M3Hw/edit#gid=0
Concluindo
Espero que este tutorial tenha ajudado a solucionar muitas dúvidas e que as dicas e recomendações ajudem no desenvolvimento de suas aplicações e suas decisões.
Admito que não sou nenhum escritor/blogger ou algo do tipo, muito pelo contrário, sou um Cientista da Computação rs e peço desculpas pelos possíveis erros cometidos neste post. Se alguem tiver mais alguma dúvida ou alguma idéia de algo para acrescentar, por favor sinta-se a vontade e comente por aqui mesmo ou me mande mensagem que irei inserir neste documento.
Agradeço a atenção e a leitura deste post.
Boa Sorte!
Abraços!