Olá pessoal, como muitas pessoas tem dúvidas (óbvio) sobre as aplicações de Mestrado e Doutorado na Coréia do Sul, neste post irei me dedicar a escrever um super tutorial de como funcionam os tipos de aplicação, documentações, datas, requisitos/bolsas, preços, como funciona, sobre a minha aplicação e dicas (especial).
Foto Ilustrativa rs |
Tipos de Aplicação
Existem dois tipos principais de aplicação: Aplicação direta na Universidade e Aplicação via bolsa externa ou do governo (KGSP).
A aplicação direta em uma Universidade, tem seus próprios requisitos e tipos de bolsa da própria Universidade, ou seja, cada Universidade é de um jeito.
Mas todas possuem uns requisitos e documentações fundamentais em comum, que são muito importante você ter em mãos. São eles: Histórico de notas Original da sua Faculdade (Brasileira), Diploma Original de sua Graduação e uma foto-cópia de seu Passaporte. Lembrando que, o Diploma de Graduação e o Histórico de notas, devem ser traduzidos e juramentados em Inglês. Além destes documentos, cada Universidade também irá ter seu próprio "Application Form" um formulário que você precisa preencher com seus dados. Também irá ser necessário escrever uma redação sobre você mesmo (Self Introduction) e uma sobre seu plano de estudos (Study Plan). Não se pode esquecer também que é obrigatório 1 ou 2 cartas de recomendação (Recommendation Letter) de seus professores da Universidade que você se formou. Assim como, resultados de testes de proficiência em Inglês ou Coreano (TOEIC, TOEFL, IELTS, TOPIK são os mais aceitos).
Algumas Universidades também pedem mais coisas, como exames médicos (normalmente o da Tuberculose), certificados financeiros, documento de nascência (para provar a cidadania Brasileira), foto-cópia de documentos dos pais e até outros tipos de redações.
Importante: Vale lembrar que todos os documentos devem ser escritos em Inglês!
A aplicação via bolsa externa, irei ser mais específico na bolsa do KGSP (Korean Government Scholarship Program) que é a maior e melhor de todas.
Generalizando sobre a bolsa, nessa você precisa aplicar na Bolsa KGSP pelo site: Study in Korea e ela tem duração de 2 anos (no caso do Mestrado) e 3 anos (doutorado) e + 1 ano de Língua Coreana em ambos (se você já sabe Coreano TOPIK level 5+) você não precisa fazer este 1 ano bônus.
Existem dois tipos de processos na aplicação do KGSP, o famoso "Embassy Tracking" (pela Embaixada) e o "University Tracking" (direto pela Universidade).
Algumas pessoas perguntam: qual é a diferença?
Bom, em questão de documentação e requisitos, os dois são iguais. Mas como o processo é feito, daí as coisas mudam.
Como já disse anteriormente, cada Universidade e Programas tem seus requisitos e bolsas diferentes. Serei mais direto e mostrarei exemplos de uma aplicação direta e pelo KGSP.
Como requisitos prioritários estão os documentos necessários, os testes de proficiência e as notas do seu histórico escolar.
Lembrando que cada Universidade possui uma nota mínima diferente.
Na Ajou University, as notas mínimas de exames de proficiência, para ser qualificado são:
Above 530 in TOFEL PBT, 197 in TOFEL CBT, 71 in TOFEL iBT, 5.5 in IELTS, B2 in CEFR, 600 in TEPS
Porém essas notas são apenas as mínimas para ter chances de ser admitido na Universidade. Isto não quer dizer que você terá bolsa de estudos.
Para obter bolsa de estudos, os requisitos são mais rigorosos.
Requisitos para Scholarship tipo A (2016) |
A bolsa acima ela oferece 100% de bolsa no Tuition Fee (Mensalidade), apenas isso! Não vai achando que a Universidade vai te pagar comida, dormitório, passagem de avião etc.
Também existem outras bolsas pela própria Universidade, que neste caso vai diminuindo a porcentagem de bolsa no Tuition Fee. Neste exemplo, a bolsa cai pra 80%.
Requisitos para Scholarship Tipo B(2016) |
Já a Inha University mostra um exemplo diferente de Scholarship (bolsa), ela tem diferentes requisitos e diferentes tipos de bolsa (100%, 50% e 0%).
Requisitos Mínimos dos Exames de Proficiência (2016) |
Esta Universidade utiliza uma certa pontuação mínima, avaliando uma série de fatores, segue os requisitos e os tipos de bolsas deste ano (2016).
Quadro de Bolsas e Requisitos da Inha University (2016) |
Como nem tudo são flores, nem todas Universidades oferecem bolsa de 100% na mensalidade, aliás, são poucas as que oferecem até 100% de bolsa.
Um exemplo é a Soongsil University, que mesmo você atingindo a pontuação máxima, o máximo que você consegue é 70% de bolsa na mensalidade.
Quadro de Requisitos da Soongsil University (2016) |
Existem algumas Universidades como: POSTECH e UNIST, oferecem Dormitório gratuito. Talvez seja pela localidade ser distante de Seoul. Mas enfim, cada Universidade tem seus requisitos e suas bolsas.
Uma dica para aqueles que mesmo conseguindo uma bolsa de 100% fica difícil a vida na Coréia. Procure por um trabalho em Laboratório, assim você terá uma renda mensal bacana (em média 500 dólares) e ainda irá se aprofundar mais nos estudos, resultando em um futuro melhor.
Perguntas:
Como conseguir um trabalho em Laboratório?
Qual facul aplicar?
Respostas:
Para conseguir um trabalho em Laboratório, tudo depende de VOCÊ e um pouco da boa vontade dos Professores da instituição que você está aplicando. Você terá que correr atrás, por e-mails, telefones, amigos, conhecidos, de algum jeito você precisa conseguir o contato de um Professor da Universidade aplicada e contar sua história, seus planos e fazer uma entrevista extra.
A escolha da faculdade, vai de seu perfil e o que você acha que vai te ajudar mais no futuro e te fazer feliz. Porém, se você realmente não sabe ou tem dúvidas, é bom ser esperto. Procure pela aquela Universidade que ofereça uma boa bolsa de estudos, além de óbvio, ser uma Universidade boa, não aceite qualquer coisa... Pense que você está fazendo um investimento para o seu futuro, as vezes um desafio e um sacrifício irão valer a pena.
Aplicação pelo KGSP
A documentação necessária da aplicação pelo KGSP pode ser encontrada no edital em que está disponível como link no fim deste post. Segue também a imagem da lista de documentos obrigatórios.
Documentos Necessários para o KGSP (2016) |
Estes documentos, devem ser entregues via postagem física (correios) ao devido destinatário: Embaixada Coreana no Brasil (no Embassy Tracking) e Universidade Escolhida (University Tracking)
Uma coisa interessante no KGSP é que o exame de proficiência de Inglês ou Coreano não são obrigatórios! Porém, recomendo fortemente a entregar mesmo assim! E tente tirar uma nota superior a nota mínima que sua Universidade escolhida estabelece.
Pelo KGSP é obrigatório ter uma nota de GPA superior a 2.64 ou algo maior que 80%, como eles dizem no edital. Porém, o sistema Brasileiro é diferente do sistema Americano e do Coreano, com isso, eu recomendo fazer uma conversão pela calculadora de GPA internacional no seguinte link: GPA Calculator.
Sobre a bolsa do KGSP ela é com certeza a maior e muito parecida com a do CsF (Ciências sem Fronteiras). Esta bolsa oferece 100% de bolsa na Universidade, a passagem de Ida e Volta (do seu País a Coréia), plano de saúde por baixíssimo custo de manutenção e um salário relativamente alto (900k won) que é mais do que o suficiente para pagar dormitório (se necessário), moradia/comida e etc.
Datas
Algumas pessoas perguntam como funcionam as datas. É claro que elas variam de ano para ano e de Universidade para Universidade, assim como o do programa KGSP também é diferente.
Vou citar alguns exemplos, só pra ter idéia mais ou menos de quando que é bom começar a se preparar.
Para quem vai aplicar no segundo semestre do ano (o meu caso), as aplicações nas Universidades geralmente começam durante o mês de Abril.
Aqui vai um exemplo do calendário da Ajou University para o segundo semestre de 2016 (Fall 2016).
Calendário de Admissão da Ajou University (2016) |
Já outras Universidades podem começar as aplicações mais cedo, como no caso da POSTECH.
Calendário de Admissão da Postech (2016) |
Também existem outras Universidades que começam mais tarde como no caso da UNIST (Ulsan).
Já a KGSP, possui um calendário mais completo e por isso, começa mais cedo que as outras.
Calendário KGSP (2016) |
Enfim, algumas começam mais cedo, outras mais tarde. Mas quase sempre tem processos tanto para o primeiro semestre do ano (daí começam no segundo semestre do ano anterior) e para o segundo semestre do ano (que começam no primeiro semestre do mesmo ano).
Dica: Fique esperto aos DEADLINES e nunca deixe para fazer as coisas de última hora.
Preços
Uma outra coisa importante é sobre os preços e gastos. (lógico kkkkk)Algumas pessoas tem dúvidas em quanto custa para aplicar tal bolsa ou em tal Universidade.
Primeiramente o KGSP não tem preço algum para inscrição. Você apenas terá que pagar a documentação (tradução no caso) e as entregas dos mesmos (correios).Já as aplicações diretas nas Universidades podem possuir um valor de inscrição. PS: Não são todas, mas muitas tem!
Este ano, a POSTECH custa $ 100.00 (dólares) a inscrição, a Soongsil University $ 80.00 (dólares), Yonsei University 100.000 KRW (Won) e por aí vai.
Bom, mas não é só isso... Você precisa dos documentos necessários, certo?Para começar, você precisa aplicar o exame de proficiência.
Este ano, o TOEIC custa em torno de 300 reais e o TOEFL iBT 800 reais.Também é preciso fazer a tradução juramentada de seu histórico escolar e diploma. A tradução juramentada no Estado de São Paulo é em média 70 reais por laudo (sendo cada laudo aproximadamente uma página). Lembrando que o diploma é uma página e o histórico são +- 4 páginas.
Não satisfeito, também é preciso obrigatóriamente enviar os documentos por postagem... Se você escolheu o Embassy Track pelo KGSP, vai sair mais barato, já que você precisa enviar os documentos em território Nacional. Já, se você escolheu University Tracking ou alguma aplicação direta, em média é 120 reais por envio à Coréia (de apenas papel), se você tiver com problemas e pouco tempo para enviar.. o custo chega a 220 reais que é o serviço premium mais top que tem nos Correios.
Algumas Universidades ainda pedem documentos adicionais etc e alguns também precisam ser traduzidos, então prepare o seu bolso.
Sobre mim: Eu apliquei para 3 Universidades diretamente e também pelo KGSP, fiz TOEIC e TOEFL, gastei no total em torno de 2.000 reais.
Como Funcionam
Universidade Direta
Cada universidade tem os seus processos, mas quase todas se baseiam em:
- Entrega e Análise de Documentos
- Entrevista com o Candidato
- Resultado Final
A parte de documentos já foi discutido anteriormente. Em relação a entrevistas, é a critério do Professor Entrevistador. Alguns exemplos: A entrevista pode ser via Skype (com vídeo ou só audio), pode ser via celular (apenas uma ligação), dependendo do curso o entrevistador pode pedir um portfólio de design ou projetos e trabalhos, alguns podem perguntar questões sobre a vida, seus planos, o curso que você fez, todos trabalhos e estágios que você já fez etc. Dica: se prepare para tudo, mas sempre tente ser simples, não complique as coisas, não exagere e tenha calma.
O KGSP é dividio em "fases", cada fase é uma avaliação e um procedimento.
Primeira Fase
No Embassy Tracking, você tem que enviar os documentos para Embaixada Coreana no Brasil (acho que fica em Brasília) e você concorre primeiramente com todos Brasileiros para um limite X de vagas (neste ano foram 6). Já o University Tracking, você tem que enviar os documentos para a Universidade escolhida na Coréia do Sul (é caro...) e lá a Universidade destino, analisa os seus documentos e te chamam para uma entrevista (se você tiver entregue todos os documentos e superado todos os requisitos, óbvio). Aí, pode-se dizer que sua concorrência é todos aqueles que aplicaram para a mesma Universidade, no caso, qualquer pessoa do mundo. Após esta primeira fase, se você for bem sucedido e aprovado pela Embassy Tracking ou pelo University Tracking, você irá para a segunda fase.
Segunda Fase
Nesta fase é quando os Brasileiros aprovados pelas Universidades pelo University Tracking concorrem entre si, pelo limite de vagas para Brasileiros disponíveis (neste ano foram 5). E os que passaram pelo Embassy Tracking, tem 3 Universidades (escolhidas na primeira fase) para fazer entrevista e entre elas escolher apenas uma. A seleção do University Tracking na segunda fase é feita pelo próprio KGSP.
Terceira Fase
Aqueles que tiveram sucesso na Primeira e Segunda fase, finalmente chegaram nesta última etapa. Na terceira fase é obrigatório a realização de uma série de exames médicos, desde corpo físico, visão, dentes, sangue, doenças, drogas, parasitas e até raio X. Durante esta fase, os candidatos recebem um formulário que deve ser preenchido com os resultados de todos os exames necessários. Também é preciso enviar via e-mail os resultados dos exames separados, como uma foto do raio x, diagnóstico dos exames de laboratório, resultado dos exames de drogas etc.
Importante: O formulário médico deve ser preenchido em Inglês, porém os documentos adicionais com os resultados, diagnósticos e relatórios, não precisam ser em Inglês, podem ser em PT mesmo.
Perguntas:
Qual é mais difícil?
Qual escolher?
Respostas:
Pode-se concluir que a primeira fase é notávelmente mais "difícil" para o Embassy Tracking devido ao grande corte de candidatos logo de cara. Já a segunda fase é mais complicada para o University Tracking, devido que todos os que estão concorrendo já são "qualificados" e o limite de vagas é ainda menor que o do Embassy Tracking.
Na terceira fase, a dificuldade é igual para ambos.
Sobre qual escolher, eu diria que depende do seu perfil, depende das suas conquistas, depende das suas redações/pontuações e sua "astúcia".
Leve em consideração com quem você estará lidando.. no University Tracking, você é analisado por Coreanos na Coréia (que pouco sabem sobre o Brasil), no Embassy Tracking, você é analisado por Coreanos/Brasileiros que vivem/nasceram no Brasil.
Minha Aplicação
Eu apliquei para POSTECH, UNIST e Ajou University diretamente e para Soongsil University pelo KGSP (University Track).
Já estou aprovado pela Ajou University e na Soongsil University pelo KGSP. Já pela POSTECH falhei (devido a entrega do resultado do TOEIC fotocopiado), infelizmente não me avisaram com antecedência, talvez devido a rigorisidade do processo de aplicação.
Em todas Univ eu apliquei no curso de Mestrado em Ciências da Computação/Engenharia da Computação.
A seguir vou escrever um pouco sobre mim, para vocês terem noção do meu perfil e alguns dados que possam ser interessantes na sua aplicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre mim: Tenho 24 anos (1992), Nasci em Porto Alegre - RS. Sou formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Paulo (2010-2015).
Meu CR na Unifesp foi de 6.9/10, traduzindo para GPA 2.75.
Fiz 4 estágios em grandes empresas: (Banco do Brasil, EMBRAER, Hyundai e SK).
Estudei 1 ano na Soongsil University (2014-2015) no curso de Computer Science e Global Media.
Meu GPA foi de 90/100 (média final).
Já fiz trabalho voluntário como tutoria/assistente de Professor na Unifesp.
Também já fiz Iniciação Científica na própria Unifesp.
Meu score do TOEIC foi 875 e do TOEFL iBT 85.
Meu currículo Lattes: Curriculo Lattes
Meu CR na Unifesp foi de 6.9/10, traduzindo para GPA 2.75.
Fiz 4 estágios em grandes empresas: (Banco do Brasil, EMBRAER, Hyundai e SK).
Estudei 1 ano na Soongsil University (2014-2015) no curso de Computer Science e Global Media.
Meu GPA foi de 90/100 (média final).
Já fiz trabalho voluntário como tutoria/assistente de Professor na Unifesp.
Também já fiz Iniciação Científica na própria Unifesp.
Meu score do TOEIC foi 875 e do TOEFL iBT 85.
Meu currículo Lattes: Curriculo Lattes
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dicas (HOT)
Para aqueles que tem dúvida sobre qual tipo de aplicação (KGSP) escolher: University Tracking ou Embassy Tracking?
Como já havia falado antes, cada um tem suas dificuldades, ambos tem suas vantagens e desvantagens. Mas agora que entra o segredo, o candidato precisa conhecer a si mesmo, conhecer o seu próprio perfil e saber com quem estará lidando. Como assim? Tente imaginar como é a mente da pessoa que irá avaliar os seus documentos e redações. Como já comentei, pelo Embassy Tracking, quem avalia (primeiramente) são os Coreanos/Brasileiros da embaixada Coreana no Brasil. Já no University Tracking são os Coreanos da Universidade que você está aplicando (na Coréia). Pense o que que é mais interessante para cada um deles, o que você acha que uma pessoa que vive no Brasil iria gostar? ou o que você acha que uma pessoa que vive na Coréia iria gostar? Isto pode ser uma estratégia interessante para sua aplicação.
Qual Univerisdade escolher? A escolha da Universidade correta, com certeza é algo importante na sua aplicação. Muitos procuram a escolha da Universidade por um rank de "melhores Universidades na Coréia". Pare, você pode estar cometendo um erro. É claro que as Universidades que estão na lista das melhores são boas, ao contrário, não estariam lá. E sim, você deve escolher uma delas... Porém existe um grande erro, muitas pessoas olham apenas para top 1, top 2 ou top 3. (Que muitos casos são SNU, Yonsei, Korea Univ) ou KAIST/POSTECH (na área de Tecnologia). Você precisa tomar muito cuidado nessa escolha.
Primeiro, normalmente essas universidades que estão entre as top 3, elas são extramemente rigorosas à questões de documentação.. Ou seja, se você mandar UM documento errado, você já está eliminado (experiência própria). Outra coisa muito importante é você avaliar o custo/benefício. Avalie as condições, os requisitos de documentação e as notas exigidas da Universidade, você consegue garanti-los? você tem algum diferencial que esta Universidade irá achar interessante? Esses itens são fundamentais na hora da aplicação.
Segundo, você deve pensar em como vai ser a sua vida na Universidade escolhida (caso você consiga ser admitido), você irá se divertir? você ira ter vida social? você irá conseguir pagar as despesas? você irá ter saúde? e o mais importante, vai te fazer feliz?
Terceiro, É importante também pensar no futuro, se você pretende fazer um sacrifício maior agora e depois viver mais depois, você precisa saber se o seu sacrifício vai valer a pena, se você vai resistir aos desafios e se após tudo isso, você terá sucesso na vida.
Digo essas coisas, porque como estudante do CSF, vi muita gente indo pra SNU, KU, Kaist e Postech e não aproveitando a vida, cultura e experiência na Coréia. Muitas pessoas desanimadas, com o mesmo roteiro semanalmente. E muitas vezes não era por questões de estar estudando mais ou menos e sim pelo ambiente Universitário "sem graça" , sem incentivos. É preciso avaliar também como será a sua vida Universitária, o lugar que você irá morar, como são os colegas e professores, você tera incentivos? irá te fazer feliz?
Escrevendo a redação... Esta parte também é interessante saber como e o que escrever. Primeiro, você precisa saber como escrever uma redação naturalmente, a sua redação tem que estar organizada, clara e objetiva. Também é necessário, escrever bem em Inglês e evitar palavras repetidas. Dica: use o google tradutor para encontrar sinônimos.
Sobre o que escrever, seja simples, não complique as coisas, não minta e evite falar como a Coréia do Sul é segura, bonita, organizada, pessoas educadas e bláblá (o avaliador já sabe disto!). Dica: Não se esqueça de tentar imaginar o avaliador lendo a sua redação! Ele não te conhece! As vezes escrever coisas bobas como: sua idade, de onde é, como você é com a vida, suas atitudes e sonhos. São extremamente importantes no conteúdo da sua redação!
Enfim, seja sempre objetivo, não demonstre dúvidas e lembrem... Dica Master: Os avaliadores (Coreanos) não querem que você vá para Coréia porque você ama a Coréia e quer morar lá porque lá é seguro, educação top, muitas pessoas famosas e bonitas. Eles querem que você vá para lá, porque você QUER APRENDER, QUER EVOLUIR, QUER ESTUDAR, QUER DESENVOLVER.. demonstre isso na sua redação!
Entrevista.. Sobre as entrevistas, procure manter a calma, vá preparado para tudo, de uma estudada em coisas básicas do seu curso. E se for para decorar algo, decore a resposta para a seguinte pergunta: "Me fale sobre você". Provavelmente esta será a primeira pergunta do entrevistador, seja simples na sua resposta e fale sobre como você é, o que gosta de fazer, de onde é, seus sonhos e se sobrar tempo fale sobre o que já fez. Logo em seguida o entrevistador irá perguntar algo sobre sua faculdade e curso, (dificilmente ele vai perguntar uma questão de prova kkk) normalmente é algo do tipo, qual área você se interessa e o porque.. Não se esqueça de sempre demonstrar interesse e seja animado.
Documentos adicionais.. Algumas Universidades liberam espaço para documentos extras, nesta parte, aproveite a oportunidade para mandar qualquer coisa que você ja tenha feito e seja interessante de acordo com a sua aplicação (lógico). Por exemplo: Envie certificados de cursos, estágios ou prêmios.. Também é interessante, se você já estudou na Coréia, mande suas notas da Coréia em anexo, se elas forem favoráveis é claro. Assim, os avaliadores (Coreanos) terão como comparar o seu histórico de graduação com a sua atuação na Coréia.
A seguir, estou disponibilizando o manual do edital do KGSP 2016 e todas as minhas redações que utilizei nas aplicações. Desculpem-me caso tenha alguns erros de gramática e concordância. Espero que ajude como um guia e algumas idéias para a construção de sua redação. Por favor, evite copiar trechos/frases por completo.
KGSP Guideline
KGSP-G 2022 - Guidelines
KGSP-U 2022 - Guidelines
Tabela Resumo dos aplicantes (2016/2017)
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1mpKfcplr2HG40aWHfMwzxhHYBbbhRh0s-BTl8R1M3Hw/edit#gid=0
Concluindo
Espero que este tutorial tenha ajudado a solucionar muitas dúvidas e que as dicas e recomendações ajudem no desenvolvimento de suas aplicações e suas decisões.
Admito que não sou nenhum escritor/blogger ou algo do tipo, muito pelo contrário, sou um Cientista da Computação rs e peço desculpas pelos possíveis erros cometidos neste post. Se alguem tiver mais alguma dúvida ou alguma idéia de algo para acrescentar, por favor sinta-se a vontade e comente por aqui mesmo ou me mande mensagem que irei inserir neste documento.
Agradeço a atenção e a leitura deste post.
Boa Sorte!
Abraços!
Olá Rafael. Obg pelos parabéns.
ResponderExcluir1) Provavelmente sim, mas eu escrevo em um estilo bem informal, que no meu caso seria tipo uma forma de diário (eu uso como meio de comunicação para falar/mostrar meu dia-a-dia aos meus familiares e amigos). Mas isso também inclui falar sobre as aulas e pesquisas.. Como já fiz anteriormente em outro post.
2) Eu creio que em dois anos você vai aprender muita coisa e até ter uma área preferida. Mas como opinião minha, vejo como o mix de qualquer área de engenharia com a computação uma das maiores tendências do futuro. Não conheço Eng. Mecânica, mas as áreas de computação que se encaixam bem com qualquer área de Engenharia são: Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial.
Parabéns pelo post! Tenho tido uma demanda de tradução grande por causa de intercâmbios e programas iguais a esse, da Coréia até o Canadá! Como os clientes precisam ainda mais de informação (mesmo não sendo minha expertise), eu corro atrás de mais conhecimento para ajudá-los! Vlw mesmo por esse "tutorial"! Grande abraço!
ResponderExcluirObrigado pelos parabéns! Realmente muitos candidatos não conseguem explicar direito na hora de fazer o pedido né? kkk... Boa sorte no seu trabalho, abraços! :)
ExcluirMeu plano/sonho/meta é fazer mestrado em Seul, de preferência em 2019, na HUFS. Seu texto é muito útil e com certeza já está nos meus favoritos, que by the way é cheio de textos esclarecedores sobre estudar na Coreia.
ResponderExcluirTem algo que eu não entendi ainda. Se quisermos aplicar, na mesma época, via Embaixada E via Universidade, podemos? Ou temos que escolher um, segurar na mão de Deus e ir? aheuahe
Obrigada pelo seu tempo dedicado a nos ajudar. Abraço
Oi Jade, desculpa a demora para responder..
ExcluirSe vc for aplicar via KGSP/NIIED, só pode escolher um: ou Embaixada ou via Universidade.
Olá, gostaria de saber a quem a carta de recomendação é destinada no KGSP?
ResponderExcluiras Universidades que você aplica, tanto pelo processo (Embassy Track) quanto pelo processo (University Track).
Excluirporque a minha escola pediu p/ eu informar isso e não sabia, isso vale para a bolsa de graduação também?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirObrigada, vc ajudou mto. Eu estava ficando meio neurótica c essa coisa de cr. E olha q o meu n é baixo, ainda n conclui, mas atualmente está 8.64. Com a sua dica fui em um aite e calculei e tá ótimo o nível, eu estava achando q deveria ter um cr 10, tira 120 no TOEFL para ter uma chance. Vc me tranquilizou um pouco.
ResponderExcluirHaha, Também achava isso até quando eu apliquei para o Ciências sem Fronteiras. Mas tudo é relativo, sempre acredite no seu potencial e de o seu máximo que vai dar certo.
ExcluirOlha, eu tô gritando de alegria por causa desse texto, sério. Tirou todas as dúvidas que eu tinha! Muito obrigada <3
ResponderExcluirOlá, que bom que ajudou... Lembro que quando eu estava aplicando também ficava perdido com as informações fragmentadas por ae :)
ExcluirParabéns pelo post! (Tá, vc já tá de saco cheio de ler isso). Uma pergunta sobre as documentações:
ResponderExcluir1)Você precisou enviar algo sobre seus pais? Como certidão de nascimento?
2)Sobre o resultado do TOEFL, você pediu pro ETS mandar pra sua casa, ou você imprimiu a versão online e mandou para eles?
No mais, valeu! Esperando o próximo post.
Olá Sr(a), haha um elogio nunca é demais!
ExcluirRespostas:
1) Para a bolsa do KGSP não é preciso de certidão de nascimento, mas para outras formas de admissão, como entrada direta em Universidades pode ser um requisito. Quando apliquei na Ajou Univ, tive que mandar uma cópia original da tradução juramentada da minha certidão de nascimento.. assim como cópia do passaporte dos pais.
2) Sobre o TOEFL, eu solicitei pro ETS (pelo próprio site) enviar diretamente para as Universidades que eu estava aplicando, custou (20$ trumps) por envio. Já pelo KGSP, eu enviei o resultado original do TOEIC (pois era o que eu tinha em mãos no momento).
Obrigado e boa sorte!
Opa! Por algum motivo mesmo logado ainda saí como anônimo kkk.
ExcluirEntendi! Mas pela embaixada, você precisa enviar diretamente para a embaixada, não é? Fiquei na dúvida se poderia enviar o resultado disponível no site da ETS, ou se precisaria ser o oficial pedido por eles.
Sobre a documentação dos meus pais, infelizmente eles não possuem passaporte, então pelo visto vai ter que ser a certidão mesmo.
Na questão de trabalho, você pensa em trabalhar por aí após a graduação? Acha que o pessoal é bem receptivo à estrangeiros no mercado de trabalho?
Oi! Ótimo post sobre o KGSP! Acho que um dos melhores e mais completos que li até agora.
ResponderExcluirVocê tem alguma dica mais específica sobre a research proposal? Sobre estrutura, ou que fontes você utilizou quando escreveu a sua?
Sobre as redações, você menciona apenas 1, mas como o KGSP deixa até 3, teríamos que mencioná-las na redação? Ou fazer 3 redações?
ResponderExcluirOlá Guilherme, desculpa a demora pra responder, não recebi a notificação do comentário.
ExcluirTalvez você já tenha resolvido o problema, mas eu acho que se você aplicar pelo Embassy Track (3x Univ) continua sendo apenas uma redação certo? com isso, acho melhor deixar generalizado sem por o nome da faculdade escolhida na redação.
Como meu caso foi pelo University Track (1x Univ), eu já coloquei o nome da escolhida no meio da redação, pra demonstrar interesse/conhecimento e também até a experiência que tive lá.
Acabei de ler agora hahaha Boa Abdi, ficou muito bom!!!
ResponderExcluirPow Douglas, só hoje que tu viu? hahaha
ExcluirOpa Luis!
ResponderExcluirSurgiu mais uma dúvida, o KGSP pede média 80%, mas convertendo minha média (de 7.3/10) pra 0-4, dá aproximadamente 2.73, o que pela escala deles de 0-4 estaria OK, mas 7.3 não é 80% de 10, você saberia informar se na verdade basta converter e dar acima dos mínimos deles?
Aproveitando a deixa, sua Uni liberava os pecentis? Se não, como você conseguiu fazer a conta?
ExcluirOlá! Como você converteu suas notas para GPA?
ResponderExcluirEste link aqui: http://www.foreigncredits.com/Resources/GPA-Calculator/
ExcluirLuiz, meu querido, obrigada por dedicar tanto tempo a pessoas como nós. Obrigada por nós adotar ☺
ResponderExcluirPretendo me organizar para iniciar meus estudos ano que vem, caso seja selecionada e retornar ao seu blogue novemente 😄
Goma woyo Luiz
Obrigado pelo elogio, boa sorte :)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe eu me inscrever pelo University Track, eu só posso fazer isso com uma universidade? Não podem ser três? Se não puder, então isso significa que pelo Embassy Tracking eu tenho mais chances?
ResponderExcluirObrigada.
University Track apenas uma Universidade, Embassy Track vc escolhe três.
ExcluirA diferença está no processo de avaliação, são coisas diferentes.
No University track quem te avalia é a Universidade que vc escolheu (ou seja Coreano), no Embassy quem avalia são funcionários da embaixada Coreana no Brasil (provavelmente Brasileiros).
Depende mais de você e um pouco de sorte, não tem como definir qual tem mais chance :(
Parabéns pelo texto, incrível! Ainda nem me formei mas já me sinto preparada pra aplicar em um mestrado, haha. Fiquei em dúvida em relação ao GPA e às notas em geral... Minha universidade é uma bagunça, e muitas disciplinas sao comptadas errado e fazem as notas flutuarem de semestre para semestre. Isso pode me barrar no processo?
ResponderExcluirSe o seu historico escolar tiver certinho e a traducao juramentada correta, nao tem problema nenhum.
ExcluirMas se tiverem diferentes (historico escolar e a traducao) pode dar problema.
Olá, eu tenho uma duvida
ResponderExcluirEu faço estou me formando agora em junho em Comercio Exterior, porem o curso é de tecnologia com a duração de dois anos. Eu pretendo aplicar pela embaixada, porém eu gostaria de saber se eles aceitam este tipo de graduação
Oi Caio,
ExcluirPelo o que está escrito no edital, eles aceitam apenas cursos de graduação, curso técnico/tecnólogo não é aceito.
Você pode ligar antes pra confirmar, ou enviar assim mesmo e tentar a sorte.
Se não der, você pode tentar aplicar pra Graduação em vez de Pós-Graduação, ou aplica pra outros tipos de bolsa, tem várias por aí. Principalmente em outros países como EUA, Canadá e Austrália.
Olá, eu gostaria de saber se pelo Embassy Track eu poderia enviar 1 redação diferente para cada Universidade. Tipo, eu mandava uma pro KGSP e outras 3 para cada Universidade que eu escolheria. Por que eu enviaria um envelope com meu documentos para a KGSP e dentro dele os outros 3 que vão para as universidades e em cada uma sua respectiva redação. Adorei suas dicas. Obrigado!
ResponderExcluirOi Felipe,
ExcluirNa minha opinião, você pode mandar mais do que uma redação sim, porém uma será a "principal" e as outras serão entregues como documentos adicionais.
Lembrando que primeiro quem analisa a documentação é a Embaixada Coreana no Brasil (Embassy Track) e se você for aprovado, a seguir ela encaminha TODOS os seus documentos para as Universidades (uma por uma) avaliarem.
Provavelmente as Universidades irão (podem) ler suas outras redações também.
Mas também é possível de nem lerem direito, pois quando se passa pelo Embassy Track, eles (Universidades) já te consideram qualificado e apenas conferem se a documentação e os requerimentos são válidos.
Eu recomendo fazer uma redação principal genérica e 2 ou 3 específicas como documentos extras. Talvez em vez de escrever outra redação para as Univs específicas, você pode escrever uma carta ou algo do tipo.
Abraços
Entendi, muito obrigado!
ExcluirOlá, estou eu aqui novamente para tirar outra dúvida kkkkkkk
ResponderExcluirMas dessa vez é sobre a documentação!
Assim, eu vou ter que tirar cópias dos meus documentos e autenticá-los certo?! Mas eu preciso tirar mais 3 para as universidades. Então eu queria saber se eu posso tirar 3 xerox dos documentos já autenticados? Por que eu não tenho dinheiro pra ficar autenticando os mesmo documentos 4 vezes kkkkkkkkk
(Minha situação é a do embassy track)
Obrigado desde já!
Olá Felipe, pelo oq eu me lembre autenticar não é caro! E sim fazer a traducao.. Acho que não pode enviar a cópia do autenticado, no caso teria que autenticar os 3 documentos mesmo.
ExcluirVocê poderia me informar se você precisa comprovar tudo o que esta no seu curriculo, ou seja, enviar todos os certificados de cursos,estágios...
ResponderExcluirAssim como em uma entrevista de emprego não é obrigatório. Mas, se for algo essencial que pode ajudar não tem problema em enviar como um documento adicional. (Eu fiz isso com o meu histórico de 1 ano na Universidade na Coréia)
ExcluirNossa, muito obrigada pelo texto e por disponibilizar as suas redações. Tenho umas dúvidas pois quero aplicar pro KGSP esse ano, você pode me ajudar?
ResponderExcluir1- A entrevista é só em Brasília ou pode ser feita em outros lugares? Sou do RS.
2- Você acha que tenho chances de conseguir uma boa carta de recomendação se nunca fiz estágios e cursos? Acabei de terminar o ensino médio.
3- Também nunca fui muito próxima dos professores e sempre fui muito tímida. Será que consigo boas cartas de recomendação?
4- Eles preferem algum entre TOEFL, IELTS OU TOEIC?
5- Meu ensino médio foi politécnico. Minhas notas foram por área e avaliadas como CSA, CRA e CPA. Será que eles aceitam? Como seria pra eu explicar pra eles o método de avaliação?
Desculpe incomodar haha. Obrigada!!
Aliás, na segunda pergunta quis dizer "será que tenho chances de conseguir a bolsa sem os estágios, etc?".
ExcluirOlá,
Excluir1. As entrevistas são feitas por telefone ou por Skype, não sei se mudaram em relação ao Embassy Track, mas não me lembro de entrevistas pessoais.
2. Eu também não sei muito sobre o Undergraduate, mas é normal se candidatar sem ter estágio e cursos extras. Mas dai suas notas e redação tem que ser excelentes para ganhar vantagem.
3. Depende dos seus Professores, procure alguém legal ou o coordenador e explique o caso.
4. Tanto faz, mas seria bom ter pelo menos um deles.
5. O método de avaliação é GPA, eu botei um link no post que você pode usar para converter de uma escala 1-10 para GPA.
Oi, Luis! Muito legal este tutorial que escreveste!
ResponderExcluirSo tenho uma duvida: no propio site da KGSP diz que para mestrado é necessário ter concluído a graduação até a data de entrada na Coréia. No meu caso eu termino minha graduação no primeiro semestre de 2018, no entanto para aplicar para a bolsa já é necessário enviar o certificado de graduação, certo? Sabes de alguem que ja passou por esta situação e como fez no processo seletivo?
Obrigada!
Olá, sim é assim mesmo que funciona.
ExcluirBom, eu não me lembro muito bem, mas acho que é possível sim!
Mas pra garantir, seria bom se todos os outros documentos estivessem em data e certinhos também, assim você não teria problemas futuros.
Olá Luis, muito legal você ajudar as pessoas que querem estudar na Coréia...eu tenho uma dúvida e gostaria que se possível você me ajudasse..Eu sou formada em Biomedicina e na lista dos cursos para mestrado oferecidos pelas universidades na Coréia tem cursos como biologia molecular,ciências biomédicas (todos marcados como aplicáveis) mas muitas pessoas me dizem que pessoas que fizeram curso na área da saúde (no meu caso Biomedicina) não podem aplicar para essa bolsa de estudos..mas eu não estou entendendo isso..porque que tem esses cursos na lista se não posso aplicar? você sabe me informar a respeito disso? se posso ou não?..desde já agradeço!
ResponderExcluirOlá,
ExcluirSim, existe esses lances na área de Saúde, como Medicina, Oftalmologia, Odontologia etc.
O lance é que muitas faculdades não aceitam estrangeiros para estudar essas áreas por motivos de Racismo (risca), eles dizem que é algo da lei deles e uns blablabla.
Mas enfim, hoje em dia tem algumas Universidades que estão abrindo oportunidades para Estrangeiros nestas áreas, então é só pesquisar melhor quais são elas.
Dica: normalmente Universidades que possuem grande qtd de Exchange Students e estudos Internacionais são mais "liberais" neste caso. (KyungHee Univ, HUFS, BUSAN, etc)
Inclusive eu tenho um amigo que passou em Medicina pelo KGSP (na Univ de Busan).
Olá Luis, Seu tutorial ficou excelente, me tirou muitas dúvidas, Muito obrigada! Só gostaria de perguntar mais uma coisa, Pelo resultado do meu TOEIC aparentemente sou Upper-Intermediate, Nos Forms só tem 3 níveis pra marcar Begginer, Intermediate e Advanced, como o meu nível é algo como Intermediário-Avançado eu fiquei na dúvida sobre qual devo marcar, você pode me dar uma luz?? Muito Obrigada!
ResponderExcluirOlá Roberta, bom, eu já tive problemas parecidos com este..
ExcluirUm dia fui aplicar para uma vaga de Emprego e coloquei que meu Inglês era avançado, porém existia a opção de Fluente também. Aí, um mês depois, eu recebi um email falando que eu não fui classificado pois meu inglês não era "fluente".
Daí ficou a lição, aposto que 90% das pessoas que botaram Inglês fluente, realmente não possuem Inglês fluente e as vezes nem avançado, ou nem TOEIC/TOEFL fizeram na vida.
Então, eu recomendo por avançado neste caso e anexar sua nota do TOEIC. Pois, bem ou mal, você não está mentindo e se eles tiverem alguma dúvida sobre seu Inglês eles podem conferir seu TOEIC ou fazer uma entrevista e assim julgar corretamente.
Luis você me ajudou muitíssimo, Muito Obrigada mesmo!!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, Luis!
ResponderExcluirTudo bem?
Seu tutorial está extremamente completo e esclarecedor! Agradeço a disponibilidade de auxiliar os demais interessados no KGSP!
Se possível, gostaria de sanar dúvidas em relação ao sistema de pontuação GPA para bolsa de estudos de pós graduação.
Como interpretar a tabela de conversão de pontuação de acordo com os critérios solicitados?
O sistema de pontuação da minha faculdade é de 100 pontos distribuídos por matéria por semestre sendo que para ser aprovado, o aluno precisa atingir o mínimo 70 pontos.
Como devo fazer a conversão para saber se me encaixo nas qualificações exigidas no edital?
Obrigada!
Olá Laura,
ExcluirSe ficar difícil de entender a tabela disponibilizada pelo NIIED no edital, eu recomendo usar o GPA Calculator.
Para usar o GPA Calculator corretamente:
https://www.foreigncredits.com/Resources/GPA-Calculator/
Ao invés de separar por semestre, você terá que separar matéria por matéria. Ou seja, deve ser idêntico ao seu histórico escolar em Inglês.
Assim, quando enviar a documentação, você deve enviar o seu histórico escolar original traduzido e juramentado junto com esse pdf/impresso da transformação pelo GPA Calculator.
Olá! Adorei as dicas, e o texto é bem esclarecedor! Eu gostaria de saber se tem que comprovar renda pra entrar na Coréia ou até mesmo durante o processo?
ResponderExcluirOlá, se você aplicar pelo KGSP não é preciso, porém se aplicar diretamente em alguma Universidade.. é possível de pedirem ou não.
Excluirolá boa tarde, meu sonho é o mestrado na coreia, o modelo de GPA no Brasil é diferente vc poderia informar como vc calculou para incluir no formulário da KGSP?
ResponderExcluirObrigado pelas dicas!
Só usar http://www.scholaro.com/gpa-calculator/
Excluireu fiz desse modelo ñ sei se é o correto, pra calculo do gpa eu coloquei as médias de cada semestre da faculdade, e parte na de horas e créditos coloquei a carga horaria do curso ex: 40 hrs ,120 hrs e dps disso fiz do seguinte modo , somei todos os GPA de todos os semestres e divide pelas quantidades de semestres e deu no total de 3.32 gpa total somando todos semestres e GPA dos semestres
ResponderExcluirpoderia por favor me informar se esta correto? e se não for assim poderia ensinar como preencher aquela parte do formulário?
Olá Neto,
ExcluirPara usar o GPA Calculator corretamente:
https://www.foreigncredits.com/Resources/GPA-Calculator/
Ao invés de separar por semestre, você terá que separar matéria por matéria. Ou seja, deve ser idêntico ao seu histórico escolar em Inglês.
Assim, quando enviar a documentação, você deve enviar o seu histórico escolar original traduzido e juramentado junto com esse pdf/impresso da transformação pelo GPA Calculator.
안녕하세요.
ResponderExcluirLuis,
qual a diferença entre o email para entrar em contato com a universidade e o personal statement?
Eu li o seu personal statement (que me deu ótimas ideias, obrigada) mas não sei bem oque escrever no email para contactar as universidades. Até porque os contatos passados do edital são mais gerais (não é do professor ou do departamento, mas da faculdade)...
Comecei a escrever os dois e o meu personal statement está mais "informal", falando mais de coisas pessoais (como o seu) e o meu email está mais pra currículo... hahaha
Mas não sei se é uma boa ideia... não sei exatamente oq eu posso falar para eles se interessarem por mim...
Espero que voce possa me ajudar também nisso.
Mas já obg por tudo :D
Email é só para entrar em contato, você apenas escreve quem é você e o que você está procurando. (No caso, a área de pesquisa e laboratório)
ExcluirPersonal Statemente você tem que escrever uma redação completa sobre você, suas experiências, conquistas, objetivos e planos.
Olá Luis, seu guia foi muito bom, porem tenho uma dúvida sobre a moradia lá, se você paga o dormitório com o dinheiro q a KGSP te da por mês ou se eles pagam o teu dormitório e você ainda tem a “mesada”?
ResponderExcluirOi, você precisa pagar o dormitório com o seu próprio dinheiro (na grande maioria dos casos). No meu caso, eu tive que subtrair da "mesada" do KGSP. (900k won - dormitório)
ExcluirOlá Luis, muito obrigada, seu guia é excelente. Ajudou muito.
ResponderExcluirVi que você fez Ciências Sem Fronteiras. Na tabela do Application Form, você incluiu as notas do período no exterior? Elas foram calculadas junto com o seu cumulative GPA?
Eu fiz intercâmbio no exterior e as notas não são calculadas no meu coeficiente de rendimento então não sei se devo colocar na tabela.
Queria saber se só é necessário enviar duas cartas de recomendação no envelope original ou preciso enviar cópia das duas no envelope de cada universidade que eu escolher, no caso do embassy track. E quanto aos documentos de comprovação da nacionalidade, são mesmo necessários? Posso enviar minha certidão de nascimento e a certidão de casamento dos meus pais pra comprovar nossas nacionalidades brasileiras?
ResponderExcluirOlá, sim você pode (deve) enviar sua certidão de nascimento juramentada e a certidão de casamento dos seus pais para comprovar sua nacionalidade.
ExcluirNo University Track, você envia as duas (ou uma) cartas de recomendação originais no envelope.
sobre enviar certidão de casamento dos pais ou certidão, se eu não enviar a do meu pai , vão considerar como incompleto e me desclassificar? pq meu pai é ausente, n sei oque fazer...
ExcluirOi Luis, como vai?
ResponderExcluirPrimeiro gostaria de agradecer pelo post que me ajudou em muitas dúvidas que eu tinha. E também te parabenizar por ter conseguido a bolsa.
Eu fui tentar abrir o link para sua Statement Letter e o Study Plan, mas não consegui. Você ainda teria os modelos para compartilhar conosco?
Abraços.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns pelo seu texto e muito obrigada porque foi extremamente útil. Mas ainda tenho dúvidas na questão de escolher a faculdade, quando eu mando as documentações eu já tenho que listar as três faculdades que quero aplicar? No caso do embasy trackin. Em que momento eu escolho as faculdades, e onde eu posso procurar?
ResponderExcluir