Minha Experiência e Curiosidades como um estudante na Coréia.

sábado, 16 de setembro de 2017

1 ano de KGSP

Início
Neste post irei resumir como foi o primeiro ano (CONCLUÍDO) como estudante KGSP Graduate na Coréia do Sul. (No final deixei um video bem bacana da minha experiencia durante este primeiro ano 2016 - 2017).


Certificado do Curso de Coreano (1 ano)
Introdução

Bom, neste primeiro ano, meu objetivo e obrigação era focar no aprendizado da Língua Coreana e ser aprovado no exame de proficiência em Língua Coreana chamado TOPIK (Sim eu consegui!), mas é claro, não foi tão facil assim.

Muitas pessoas, principalmente no Brasil, não dão muita importância ao aprendizado de línguas, acham que é fácil e não "dá dinheiro" ... muitas até se acham "fluentes" em Inglês por saber usar hashtags (#) no instagram/facebook ou por saber cantar música da Adele kkkk (SQN) . Enfim não dão o valor merecido ao conhecimento de línguas estrangeiras.



MAS, felizmente isso está mudando! Hoje em dia a comunicação é algo SUPER IMPORTANTE e também a busca por Intercâmbio e viver em outros países está aumentando MUITO, com isso as pessoas estão começando a valorizar mais o aprendizado de línguas.

KGSP Students SunMoon University

Entretanto

Durante este primeiro ano, como já mencionei anteriormente, não foi fácil... foi estressante. Algumas pessoas veem as minhas fotos no Facebook/Instagram ou vídeos Youtube e acham que eu estou de bem com a vida, ryco, só curtindo, passeando, fazendo festa etc. Mas, né? Quem irá postar a foto de sofrimento? cotidiano? coisa "chata"? rsrs.
Uma grande diferença em relação ao Brasil, QUE EU GOSTO MUITO por sinal, é que aqui na Coréia do Sul, você rala, você se esforça, você estuda e com isso você é reconhecido, você é valorizado, você tem uma "recompensa".


Como assim? Posso estar sendo um pouco extremista e generalizando casos (desculpe-me), mas por exemplo: No Brasil, vamos supor que: você estuda, você trabalha, você ganha dinheiro (pouco por sinal). Após isso (e durante também é claro), você precisa se preocupar principalmente com coisas "terceiras" como por exemplo: sua segurança e constantemente se preocupar também com as pessoas ao redor. Porque infelizmente, há muito casos de outras pessoas tentarem tirar vantagem em cima de você, te sacanear, roubar etc. Que é algo cada vez mais comum no Brasil.
Por aqui, você não precisa se preocupar com isso (todo mundo já sabe), aqui a preocupação é consigo mesmo, é em estudar, é em ter saúde, é em desenvolvimento próprio.

Eu acho que essa diferença em preocupação e cuidados é muito vantajosa aqui na Coréia, pois você se preocupa apenas em MELHORAR por conta própria, enquanto no Brasil você tem que se preocupar para não PIORAR por "culpa" de OUTRAS pessoas. #sadButTrue

Mas né, não estou aqui para ficar julgando e discutindo detalhadamente os problemas de cada lugar, isso é apenas uma observação que eu fiz e que me da "forças" para continuar batalhando e crescendo com esta oportunidade que conquistei.

Eu diria que aqui na Coréia, principalmente em Seoul, aquela famosa frase "Work Hard, Play Hard" funciona. É cansativo, é difícil, é competitivo, mas VALE a pena.




Tensão

Contudo, no post anterior eu já expliquei bastante de como as coisas funcionam e as regras e tal. Então irei falar mais sobre o que aconteceu após aquilo e como as coisas estão agora.
Após o meu último post a respeito dos 6 primeiros meses aqui na Coréia do Sul como estudante KGSP, em Março 2017 eu recebi meu resultado do Topik e fiquei a 4 pontos (2 questões de 100) para ser aprovado. Azar? um pouco, mas também não é nada fora do normal. Durante os mêses de Março, Abril, Maio e Junho é o período mais intenso de estresse dentre os estudantes KGSP, pois temos a obrigação de ser aprovado até Agosto.

Ao mesmo tempo, nossas aulas de Coreano não param, sem folga, sem feriado, sem férias, é tudo muito intenso. Então, durante este período, não foi fácil para ninguém, era tudo ansiedade, nervosismo, medo e tensão. Felizmente, graças a deus, em Abril eu já tinha conseguido ser aprovado, com uma nota relativamente alta e suficiente para ficar tranquilo até Agosto (quando começa finalmente o Mestrado).



Mas, até Agosto ("última chance") muitos ainda não tinham conseguido "passar" então, por mais que EU estava tranquilo, diariamente estava em um ambiente de tensão e ansiedade com meus outros colegas. O que fez com que o tempo passase, "rápido e devagar" ao mesmo tempo.

Início do Mestrado
Finalmente o estresse acabou? Mais ou menos, eu diria que agora o estresse mudou (se dividiu? rs), mas pelo menos por enquanto minha situação está bem melhor do que antes hahaha :D

Soongsil University (Minha Universidade em Seoul - South Korea)

Algumas pessoas tem curiosidade em saber e agora, como que faz? E as aulas? Inglês ou Coreano?
R: Varia de curso pra curso, de Universidade para Universidade. Na minha Univ no meu curso NESTE semestre, eu tinha a opção de escolher UMA aula em Inglês (Professor da Malásia) as outras todas são em Coreano (Professores Coreanos).

Algumas pessoas, estudantes veteranos KGSP etc... Dizem que mesmo se você tiver Topik 5 ou 6 (Notas mais altas possíveis no exame de proficiência) você não irá conseguir acompanhar as aulas que são lecionadas em Coreano.
Bom, ainda estou no primeiro mês, mas posso dizer que EU não estou tendo problema com isso. Consigo entender relativamente bem os Professores falando em Coreano e tem muito material/livros em Inglês para estudar, o que não irá dificultar tanto as coisas para mim.

Tirando isso, normalmente em Mestrado, diferentemente de Graduação normal (undergraduate), você faz 2 matérias por semestre por dois anos e no ultimo semestre faz a "Tése de Mestrado" e apresenta. 
Eu estou fazendo 3 matérias agora (1 em Inglês e 2 em Coreano) e acabei de me juntar a um Laboratório de Pesquisas na área BioInformática: Análise de evolução Genética e Aprendizado de Máquina na prevenção de doenças.

As aulas que estou fazendo também são bem interessantes e complexas
  1. Inference Systems (Neural Computing)
  2. Information Retrieval 
  3. Data Management (Cloud/BigData)
Acho que a parte de computação vai ser mais desafiadora no momento.
Contudo, creio que irei estudar MUITO novamente, mas isso com certeza irá ajudar no meu crescimento pessoal e acadêmico. E como eu disse antes, minha preocupação é COMIGO mesmo e com os estudos. E o Work Hard, Play Hard continua :D

Fim
Por último, gostaria de deixar registrado aqui um vídeo que eu fiz com os melhores momentos deste meu primeiro ano, junto com meus amigos, novos amigos, pessoal do KGSP etc. Para mostrar que no meio de tanta preocupação, desafios, estudos e tensão, eu consegui FELIZMENTE aproveitar a vida, os momentos, curtir, fazer novas amizades, conhecer, visitar e APROVEITAR esta oportunidade que recebi. Espero que este vídeo ajude a incentivar aqueles que tem interesse no programa KGSP, outros programas ou até mesmo se estiver em alguma situação parecidas por aí, em outro lugar, que ajude a criar forças e não desistir nunca. Um abraço e bons estudos! :)







Share:

domingo, 30 de abril de 2017

Primeiros 6 meses de KGSP

Início
Neste post irei falar dos meus primeiros seis meses de volta a Coréia do Sul, como um estudante KGSP.


Meu último dia no Brasil, com a Família (25 de Agosto, 2016)


Estudante KGSP-G
Bom, pra quem não sabe KGSP é a maior bolsa de estudos na Coréia do Sul e uma das maiores do mundo. É mundialmente competitiva e existem pouquíssimas vagas para Brasileiros.
É um programa que oferece 100% de bolsa de estudos por 3 anos (1 ano de linguagem Coreana e 2 anos de mestrado na Universidade e curso aplicado) + salário mensal relativamente suficiente para se viver.
Como consequência, além do processo de seleção ser concorrido e difícil a vida por aqui também não é nada fácil (o que já era esperado).

Diferentemente de um intercâmbio, quando você é um estudante KGSP você possui certas responsabilidades e deveres (regras) que devem ser seguidas rigorosamente.


Instituto de Língua Coreana, onde eu estudo no momento
A primeira diferença, é que você não escolhe o seu "Instituto de Coreano", ele é escolhido de alguma forma (ou aleatóriamente) pelo próprio programa KGSP. E como regra, o instituto tem de ser em uma cidade distinta da que o aluno supostamente irá cursar o mestrado.

Que na maioria dos casos, é uma cidade longe de Seoul (capital).
Para a minha sorte? (talvez) rsrs, a minha cidade não é tão longe de Seoul! Apenas 1h e 15min de Ônibus expresso se não tiver problemas no trânsito.


Pra quem não sabe estou morando em Cheonan, é uma cidade de interior +- 600 mil habitantes e 90km de distância de Seoul. É tipo um Taubaté da Coréia rsrs.

Centro de Cheonan

Cheonan a noite


De volta a Coréia
FINALMENTE, estou de volta aqui, algo que eu tanto queria e tanto batalhei desde a minha volta para o Brasil (metade de 2015 até metade 2016).


Dongsan, Início de Setembro 2016

Primeiras impressões, fez um ano desde a última vez que estava aqui e posso dizer que sim, muita coisa mudou. É incrível como a Coréia cresce tão rápido socialmente e também o desenvolvimento da cidade em si.

Acho que a principal mudança foi a quantidade de estrangeiros que aparecem por aqui, em UM ANO, aumentou MUITO. Cada um com o seu propósito é claro. Pode-se dizer que a maioria é por turismo ou intercâmbio de 6 meses, porém também é possível ver muitas pessoas tentando a vida por aqui, estudando Coreano, tentando trabalho ou algo do tipo (que não era tão comum a pouco tempo atrás).

Com este grande impacto cultural e mistura, é possível ter grandes contribuições para desenvolvimento do país etc, mas também tem o seu lado ruim.
Não vou entrar em muitos detalhes, mas percebi que os Coreanos tem menos paciência para estrangeiros hoje em dia do que antes. Além de que antes muitos achavam estrangeiro algo bacana, diferente e novo, hoje em dia eles já não tem tanta curiosidade assim, já estão "acostumados". 

Essa transformação rápida e constante pode refletir diretamente no mercado de trabalho e claramente no aumento da competitividade internacional aqui e com isso é preciso se esforçar e estudar cada vez mais e "nunca parar no tempo".


Vida no Instituto de Coreano
Como eu disse antes, antes de começar o Mestrado é preciso fazer 1 ano de língua Coreana em um Instituto/Universidade diferente da Universidade de Mestado, que é o que eu ainda estou fazendo no momento.




Sun Moon University Korean Language Institute

Porém, "apenas" estudar Coreano não é algo tão fácil quanto parece.
Diferentemente de "apenas" estudar Inglês, Espanhol, Italiano, Francês etc, Coreano é uma linguagem completamente diferente, outro alfabeto, gramática inversa, palavras e tons diferentes dos que estamos acostumados e o pior, é algo completamente NOVO, que não estudamos e pouco ouvimos
(pra não dizer nunca) falar durante a nossa jornada no Brasil.

Claro, que hoje em dia isso vem mudando, o interesse pela Coréia do Sul e países orientais está crescendo muito. Também, com as mídias sociais e internet é possível ter uma noção e até estudar previamente coisas que não são disponíveis no Brasil, por exemplo.


Mas o que eu quero dizer é que: não é fácil.

Contudo, também é necessário (obrigatório) realizar uma prova de proficiência chamada Topik (Teste de proficiência em Língua Coreana), é bem parecido com TOEFL, TOEIC, ou um ENEM com apenas Interpretação de Texto, Gramática, Redação e Interpretação de Áudio (em Coreano é óbvio). 

Nós, estudantes KGSP temos 1 ano para passar nessa prova. Que por sinal não é nem um pouco fácil. Temos 1 ano pra aprender do 0, para um nível consideravelmente Intermediário/Avançado. Caso, não passar nesta prova, a bolsa é cancelada e o aluno volta para o seu país de origem. (Também existe a possibilidade de você ampliar os estudos por mais um semestre caso sua nota tenha sido relativamente alta porém ficou no "quase").


Mais Regras
Durante este primeiro ano, as regras são um pouco mais rigorosas do que as regras após o ingresso no Mestrado.

Em relação ao programa KGSP, temos que fazer semestralmente exames médicos, comprovando a nossa saúde e o não uso de drogas. Tirando isso, no primeiro ano existem certas regras de que não é possível fazer viagens durante o período de aulas, apenas durante as "férias" (que são de 2 semanas a cada semestre) e caso viajar (durante as férias) você ainda é descontado uma quantia considerável de sua mensalidade.

Além disso, caso você faltar uma aula sem justificativa de (quase morte rsrs) ou algo REALMENTE importante, você deverá pagar 30k won (+- 100 reais) e caso falte 3 aulas em um mês, a bolsa de estudos é cancelada.

Até aí, é aceitável. Pois, estamos aqui pra estudar e não turistar, fazer festa ou faltar aula.. e como o programa é grande e competitivo, as regras tem de ser rigorosas e sem excessões.

Porém, como bônus, temos as regras do dormitório. Depois dos primeiros 6 meses não é obrigatório morar em dormitório, porém também não é conveniente morar fora quando se estuda em uma Universidade longe de tudo, onde se deve pegar ônibus pra poder ir comprar leite, "pão" ou fazer qualquer coisa fora do dormitório/sala de aula.


Regras do Dormitório

Fotos do Dormitório









Aulas e Estudos
As aulas são de Segunda a Sexta das 9h AM até as 13h, bom, parece normal, como qualquer Universidade ou escola. 
A diferença aqui é que o estudo é INTENSO

A aula realmente começa as 9h e termina EXATAMENTE as 13h, todos os dias. Não existe exceção. Os feriados não são prolongados, existe 10min de descanso entre os períodos de aula. Após um semestre temos "apenas" 2 semanas de férias. Os professores te entopem de tarefa, exercícios, "trabalhos" etc.

Não existe página ou exercício em branco nos livros (de aula nem de tarefa), é obrigatório fazer TUDO. Caso não faça, as coisas complicam.
Pode-se dizer que em 6 meses, completei 5 livros de aula (+- 300 páginas cada) e 5 livros de exercícios (+- 200 páginas cada). Todos 95% -100% (pra ser mais exato) feitos e corrigidos.




Livro Intermediário 3

Um dia comum de tarefas (+- 9 items para se fazer)


As tarefas são diárias, não me lembro de ter um dia livre. Este método com certeza, possui os lados bons e ruins.
Posso dizer que estou cansado faz um bom tempo já, se eu sair um dia com os amigos ou algo do tipo, já é um dia a menos de estudos e consequentemente continuo cansado rsrs.
Mas pelo outro lado, aprendi a ter uma rotina de estudos, algo que nunca fiz antes.

Não estou dizendo que eu não estudava antes, o que eu quero dizer é que agora eu estudo CONSTANTEMENTE e pode-se dizer que antes era ocasionalmente ou em momentos críticos (vulgo semana de provas) rsrsrs.


Fevereiro, fim do meu primeiro semestre aqui e coincidentemente o dia do meu Aniversário rsrs

Linguagem
Em relação a isso, era algo que eu não esperava. Eu achava que iria vir para cá e ter este primeiro ano tranquilo e "livre", já estava planejando fazer várias atividades a tarde, como ir pra Seoul constantemente, ir em bares/clubes todos finais de semana etc.

Como muitos pensam, eu achava que seria algo fácil, estudar uma nova língua é "extra", não é matéria obrigatória e apenas um "bônus".

Agora percebi o quão importante e difícil é aprender uma nova língua, me arrependo por não ter dado tal importância para o Inglês (e até Português) durante o ensino fundamental/médio e por um bom tempo achar que estudar uma língua era algo fácil.




Alfabeto Coreano

Tempo Livre, Eventos, Passeios
Por mais que este primeiro semestre tenha sido MUITO intenso e bem mais complicado do que eu imaginava. Também foi possível aproveitar quando possível a vida social e lazer aqui na Coréia.

Pra ser sincero nos primeiros dois meses eu tava saindo bastante sim, todo final de semana ia pra Seoul matar a saudade dos clubes, dos amigos etc. Porém a partir do terceiro mês o bixo pegou hahah tive que começar aos poucos não sair pra estudar, ou por causa do limite de dinheiro também. Mas, assim que o tempo ia se passando tudo se voltava para provas, tarefas e o famoso TOPIK.

Enfim, aqui irei postar algumas fotos e breves descrições de lugares bacanas que visitei e momentos que curti.



Setembro








Outubro










Novembro








Dezembro















Janeiro






Fevereiro





Concluindo
Esses 6 meses foram diferentes do que eu imaginava, como eu disse antes, eu achava que seria tudo tranquilo e fácil, porém não é bem assim.
Ser um estudante KGSP é diferente de um estudante intercâmbista, temos certas responsabilidades e deveres mais rígidos.

Enfim, esses primeiros 6 meses foram extremamente importantes para mim, aprendi MUITA coisa nova, estudei MUITO e ao mesmo tempo consegui ter vida social, aproveitar, praticar esportes (quando não estava nevando rsrs), ter experiências únicas, conhecer lugares novos... e o melhor fazer amigos incríveis!

Posso dizer que no momento, continuo na correria e estudos para passar no exame Topik (estou QUASE lá) e graças a deus, apoio da minha família, saúde e foco, continuo fazendo tudo isso sem deixar de lado as coisas boas da vida.


Um abraço!
Share:

Postagens

Sobre Mim

Nascido em Porto Alegre, 26 anos.
Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Paulo. Ex-Ciências sem Fronteiras na Coréia do Sul (Turma 2014) e atual bolsista KGSP Mestrado KGSP na Soongsil University em Seoul, Coréia.

Visitantes