Minha Experiência e Curiosidades como um estudante na Coréia.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Janeiro - 2015

Início
Janeiro foi o período de férias (apenas da Universidade), pois como parte do programa CSF na Coréia, o estágio entre férias é obrigatório e por isso, fiz estágio na Hyundai Motor Company e não me arrependo da escolha e experiência.

Começando estágio na Hyundai


Janeiro
Em Janeiro, me mudei temporariamente para Suwon por causa do estágio na Hyundai.

Mapa da Coréia do Sul
Suwon é relativamente perto de Seoul, mais ou menos 1 hora de distância da onde eu morava por metro. Fiquei morando em um Hotel bem no centro de Suwon e de lá todo dia 6h30 da manhã pegava ônibus fretado da empresa e ia trabalhar. Na Coréia, os estágios são diferentes dos estágios no Brasil. Por exemplo, no Brasil as pessoas fazem estágio durante o período de aula na Universidade, ou seja, estágio de manhã, aulas a noite. Por aqui, como quase todas Universidades são de período integral, os estágios são realizados apenas nos períodos de férias. Ou seja, é bem mais competitivo conseguir uma vaga de estágio na Coréia do que no Brasil, é um processo grande e acontece apenas 2x por ano. Além disso, os estágios na Coréia tem carga-horária completa, igual a de um trabalhador normal. 

Com isso, existe algo na Coréia que não é tão comum no Brasil, o famoso "Part-Time job", são aqueles "bicos" que os estudantes fazem trabalhando em restaurantes, bares, cafés, lojas etc. Com isso eles estudam e fazem isso durante o semestre, ganham um pouco de experiência e uma graninha (que por sinal é equivalente a um salário regular no Brasil).

Hyundai
A Hyundai foi minha primeira experiência de trabalho em uma empresa Coreana, por mais que muitas pessoas na Coréia falam que as condições de trabalho são horríveis, que tem que trabalhar muito, fazer hora extra e tal.. Não vi nada muito diferente de como é no Brasil em relação a isso.

Achei a empresa bem parecida com a Embraer do Brasil (em relação a regras, horários e estrutura). Porém talvez a grande diferença vem no salário, o salário dos trabalhadores da Hyundai são 3 ou 4x maiores do que algum trabalhador semelhante no Brasil (levando em conta tempo de experiência e cargo).


Recebendo o certificado de conclusão do estágio na HMC

Meu horário de trabalho era das 8h00 até as 17h30, porém saía de casa as 6h30 e chegava por vota das 19h ou se eu ficasse um pouco mais na Hyundai (para ir na Academia ou algo do tipo) chegava em casa por volta das 21h. Ou seja, vivia praticamente o dia inteiro lá.

Mas isso não foi grande problema, pois era apenas 1 mês! Hahaha, brincadeiras a parte, foi uma experiência muito boa. Os meus colegas de trabalho foram muito legais comigo, pessoas boas e inteligentes. Aprendi sobre sistemas de navegação de carros da Hyundai (os famosos GPS integrados), também contribui bastante no desenvolvimento dos GPS de todos carros da Hyundai fabricados no Brasil.

Tivemos jantas típicas com a equipe, o famoso 회식 (ao pé da letra Jantar de Empresa), mas era tipo uma confraternização que acontecia quase toda semana 1 vez. Nesta confraternização (normalmente nos restaurantes próximos a Empresa), normalmente se come a carne de porco Samgyopsal, ou algo parecido e o pessoal bebe Soju e muito kkkkkkk, dia seguinte é triste.


Um dos jantares do time (Pessoal da Equipe)

No parque central da HMC (repare que está tudo congelado rs)
Também tivemos alguns passeios durante o estágio, visitamos uma exposição de carros da Hyundai e também fomos em uma partida de Basquete (minha primeira vez) do time da Hyundai contra o time da SK (futuramente trabalhei nesta empresa rsrsrs).














Resultado do jogo de Basquete: Hyundai venceu SK por 2 pontos de diferença no finalzinho haha.


Concluindo
O mês de Janeiro foi praticamente o mês inteiro na Hyundai e Suwon, mas é claro que finais de semana existem e pelo menos Sexta-Feira ou Sábado eu dava umas voltas por Suwon ou até voltava pra Seoul por 1 ou 2 dias e depois de volta pra rotina.

Mais uma vez, um mês com experiências novas, lugares novas, pessoas novas e tudo sempre muito bom, feliz e bacana.

Até o próximo mês.

Um abraço!
Share:

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Dezembro - 2014

Início
Dezembro foi o final de semestre, algumas despedidas e um passeio no Japão.


Playground em Hongdae (Vespertino)


Dezembro
Em Dezembro, exatamente no dia 1, começou a nevar. Foi a primeira vez que vivenciei neve na vida. Lembro muito bem, que estava fazendo prova de "Programação Avançada" pela manhã e quando sai da sala de aula, de repente estava nevando. 


Primeira foto de Neve tirada pessoalmente por mim rs :D
Este mês, foi o mês das provas finais, das despedidas de alguns amigos, principalmente exchange students (estudantes de intercâmbio) de outros países e também da minha primeira viagem à Tóquio.


Faculdade
Como já mencionei antes, Dezembro é final de semestre e com isso, mês das provas finais. Em geral, foram bem tranquilas deu tudo certo, algumas foram um pouco mais complicadas, tive que me esforçar outras nem tanto. Gostaria de dizer que por incrível que pareça, a prova final de Futebol não foi nada fácil kkkkkkk.

Também tiramos algumas fotos das turmas:

Soccer Class (Aula de Futebol)
Graphic Design Class (Aula de Design Gráfico)
Pessoal de Embedded Systems (Sistemas Embarcados)

Depois da última prova de Coreano (Korean Class)

Sobre as notas finais e rendimento, pode-se dizer que fui bem, porém nem tanto. Nas matérias de Computação e Design minha nota foi bem alta, mas em Futebol e Coreano nem tanto rsrs. Uma observação que tive, não que isso justifique minha nota (C+/B+), mas eu era um dos únicos Brasileiros do CSF que nunca tinha feito aula/estudado Coreano anteriormente, isso acabou aumentando o meu desafio com a língua e cultura, já que eu não fazia noção nenhuma de como era.




Despedidas
Assim como o semestre e o ano estavam acabando, o tempo de Coréia de outros também estava. Muitos alunos (exchange students) estrangeiros e até outros Brasileiros que chegaram anteriormente, já estavam na hora de voltar para casa. Com isso, este mês teve bastante despedidas. Bar, festa, clubes, bar e bares foram muito frequentados kkkkkkkk.


Brothers do Futebol (Samgyopsal em Sinchon)

Ultimo MC Donalds com eles kkkkkk (estou estranhissimo nessa foto lol) ps; nem ligo

Ultimo open bar com a Zhanna e Tommy (Konkuk Univ)

Despedida do nosso amigo Finlandês Miikka (famoso bar Exit)


Segunda Vez que fui no Answer Club (estava começando a aprender) kkkkkkk


Natal na Coréia
O dia de Natal na Coréia, é algo diferente do que estamos acostumados. Na Coréia a "religião predominante" é o ateísmo com quase 50% da população, depois disso vem o budismo e cristianismo. Creio que, por isso, o Natal não é um evento religioso, muito menos familiar. Lá, mais por causa de influência Americana, eles até comemoram o Natal, mas de outro modo, eles usam o Natal como um dia dos Namorados. Neste dia, há muitos eventos para namorados, assim como um grande evento que ocorre em alguns bairros que eles chamam de "BlackOut Kiss" (Beijo no Escuro) algo assim, em que eles desligam as luzes por 10min e aí aqueles casais que tem mais vergonha ou aqueles que querem fazer uma surpresa, ou aqueles que enrolaram o ano inteiro pra dar o primeiro beijo, a mágica acontece. (Acho que seria impossível fazer um evento deste no Brasil, vocês já sabem o porque. kkkkkk). 

Alguns lugares mais americanizados, optam por criar eventos em Clubes ou Bares, não necessariamente a ver com dia dos namorados ou beijos (aliás, não é comum se beijar em público, inclusive em clubes e bares), mas eles aproveitam o dia para fazer algo diferente.

Eu e meus amigos (Brasileiros) também quisermos fazer algo "diferente", então fizemos uma festa de Natal a estilo BR hu3hu3 em nossa casa! (apê).
Fizemos o famoso amigo secreto, cozinhamos coxinha, pastel e doces. E rolou muito funk, sertanejo e forró. Hahaha, também convidamos alguns (poucos) Coreanos, que por sinal eram os devidos cônjugues na época rsrs.



Acabaram com o Pernil rsrsrs


Festa de Natal (apenas Brasileiros)



Foi um dia muito legal, aliás a festa de Natal no apê foi DEMAIS! Já estava com saudades do gostinho Brasileiro. No final da festa (ainda no mesmo dia), fomos para Itaewon (bairro de Gringos) ver se tinha algo legal por lá, infelizmente foi a pior decisão que fizemos, Itaewon estava lotado, nada de legal ou diferente, apenas uma muvuca e ainda não tinha como ir embora (os Taxistas estavam cobrando caríssimo), daí tivemos que ficar em um coffee shop (cafeteria), que também estava lotado! Esperando até abrir o metrô ou pegar ônibus (5:30 AM).


zzzz em Itaewon


Viagem para o Japão
Após muitos anos, finalmente fiz minha viagem para o Japão. Realizei o sonho de todo Otaku ou simpatizante e o meu também!. Falando em datas, eu fui para o Japão logo após o Natal, dia 29 de Dezembro e voltei para Coréia dia 6 de Janeiro

Durante a viagem, visitei Osaka e Tóquio. Fui nos lugares turísticos, nos bairros mais movimentados, em balada, maid café, bairro dos animes (Akihabara), centro Pokemon (Ikebukuro), Glico, Disneyland, Tokyo Tower, Asakusa, Shibuya, Namba e outros.

Realmente estes lugares que visitei são muito bacanas, Japão é um lugar muito seguro e desenvolvido. Porém, posso dizer que fiquei decepcionado, honestamente, esperava muito mais. Mas pelo outro lado, minha opinião também era suspeita, eu já morava na Coréia do Sul. Acho que se tivesse ido direto do Brasil para o Japão a história seria diferente.




Templo em Osaka

Templo em Osaka

Templo em Osaka

Templo em Osaka

Akihabara





Café da Manhã em Tóquio

Asakusa

Harajuku

Disneyland

Outros


Osaka

Osaka

Osaka

Osaka

Asakusa

Asakusa

Akihabara

Asakusa

Harajuku

Compras

Maid Cafe (não recomendo)

Disneyland

Shibuya

Resumindo, na minha opinião, o Japão já pode ser considerado um país "velho". Com exceção destes lugares culturais e únicos (que são MUITO bons/legais por sinal), Japão se parece muito com a cidade de São Paulo, é bem desorganizado e seu sistema de metrô/transporte é confuso e complexo (mas funciona). 

Uma outra observação que tive foi que existem muitos estrangeiros no Japão, tanto como turistas como residentes, é uma mistura parecida com a do Brasil. Existem gente de todas etnias (muitos Africanos e Indianos inclusive) e alguns Japoneses já demonstram muitos traços mestiços. Com isso (opinião minha), existe muito preconceito/racismo, existem muitos lugares (principalmente bares/clubes) que a entrada de estrangeiros é proíbida (algo que vem crescendo na Coréia também), além de te tratarem diferente (para pior) excepcionalmente por você ser estrangeiro. 

Minha opinião parte 2: Infelizmente, acho que a Coréia está tendo o mesmo rumo, a quantidade de estrangeiros tem aumentado muito ultimamente e o mesmo problema está surgindo. Muitos lugares estão começando a fechar as portas para os estrangeiros e o preconceito e racismo estão prevalecendo. (Não irei entrar em mais detalhes sobre isso).




Concluindo
O mês de Dezembro foi mais um mês de experiências e aprendizados. Conclui o primeiro semestre com sucesso na Universidade, tive momentos bacanas e marcantes com os amigos e finalmente fiz minha viagem ao Japão.

Em geral, mesmo com muitas despedidas e um pouco desiludido com o Japão, gostei muito deste mês, deu tudo certo, foi muito legal e agregou valor a vida rs.


Um abraço!
Share:

Postagens

Sobre Mim

Nascido em Porto Alegre, 26 anos.
Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Paulo. Ex-Ciências sem Fronteiras na Coréia do Sul (Turma 2014) e atual bolsista KGSP Mestrado KGSP na Soongsil University em Seoul, Coréia.

Visitantes