Minha Experiência e Curiosidades como um estudante na Coréia.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Janeiro - 2015

Início
Janeiro foi o período de férias (apenas da Universidade), pois como parte do programa CSF na Coréia, o estágio entre férias é obrigatório e por isso, fiz estágio na Hyundai Motor Company e não me arrependo da escolha e experiência.

Começando estágio na Hyundai


Janeiro
Em Janeiro, me mudei temporariamente para Suwon por causa do estágio na Hyundai.

Mapa da Coréia do Sul
Suwon é relativamente perto de Seoul, mais ou menos 1 hora de distância da onde eu morava por metro. Fiquei morando em um Hotel bem no centro de Suwon e de lá todo dia 6h30 da manhã pegava ônibus fretado da empresa e ia trabalhar. Na Coréia, os estágios são diferentes dos estágios no Brasil. Por exemplo, no Brasil as pessoas fazem estágio durante o período de aula na Universidade, ou seja, estágio de manhã, aulas a noite. Por aqui, como quase todas Universidades são de período integral, os estágios são realizados apenas nos períodos de férias. Ou seja, é bem mais competitivo conseguir uma vaga de estágio na Coréia do que no Brasil, é um processo grande e acontece apenas 2x por ano. Além disso, os estágios na Coréia tem carga-horária completa, igual a de um trabalhador normal. 

Com isso, existe algo na Coréia que não é tão comum no Brasil, o famoso "Part-Time job", são aqueles "bicos" que os estudantes fazem trabalhando em restaurantes, bares, cafés, lojas etc. Com isso eles estudam e fazem isso durante o semestre, ganham um pouco de experiência e uma graninha (que por sinal é equivalente a um salário regular no Brasil).

Hyundai
A Hyundai foi minha primeira experiência de trabalho em uma empresa Coreana, por mais que muitas pessoas na Coréia falam que as condições de trabalho são horríveis, que tem que trabalhar muito, fazer hora extra e tal.. Não vi nada muito diferente de como é no Brasil em relação a isso.

Achei a empresa bem parecida com a Embraer do Brasil (em relação a regras, horários e estrutura). Porém talvez a grande diferença vem no salário, o salário dos trabalhadores da Hyundai são 3 ou 4x maiores do que algum trabalhador semelhante no Brasil (levando em conta tempo de experiência e cargo).


Recebendo o certificado de conclusão do estágio na HMC

Meu horário de trabalho era das 8h00 até as 17h30, porém saía de casa as 6h30 e chegava por vota das 19h ou se eu ficasse um pouco mais na Hyundai (para ir na Academia ou algo do tipo) chegava em casa por volta das 21h. Ou seja, vivia praticamente o dia inteiro lá.

Mas isso não foi grande problema, pois era apenas 1 mês! Hahaha, brincadeiras a parte, foi uma experiência muito boa. Os meus colegas de trabalho foram muito legais comigo, pessoas boas e inteligentes. Aprendi sobre sistemas de navegação de carros da Hyundai (os famosos GPS integrados), também contribui bastante no desenvolvimento dos GPS de todos carros da Hyundai fabricados no Brasil.

Tivemos jantas típicas com a equipe, o famoso 회식 (ao pé da letra Jantar de Empresa), mas era tipo uma confraternização que acontecia quase toda semana 1 vez. Nesta confraternização (normalmente nos restaurantes próximos a Empresa), normalmente se come a carne de porco Samgyopsal, ou algo parecido e o pessoal bebe Soju e muito kkkkkkk, dia seguinte é triste.


Um dos jantares do time (Pessoal da Equipe)

No parque central da HMC (repare que está tudo congelado rs)
Também tivemos alguns passeios durante o estágio, visitamos uma exposição de carros da Hyundai e também fomos em uma partida de Basquete (minha primeira vez) do time da Hyundai contra o time da SK (futuramente trabalhei nesta empresa rsrsrs).














Resultado do jogo de Basquete: Hyundai venceu SK por 2 pontos de diferença no finalzinho haha.


Concluindo
O mês de Janeiro foi praticamente o mês inteiro na Hyundai e Suwon, mas é claro que finais de semana existem e pelo menos Sexta-Feira ou Sábado eu dava umas voltas por Suwon ou até voltava pra Seoul por 1 ou 2 dias e depois de volta pra rotina.

Mais uma vez, um mês com experiências novas, lugares novas, pessoas novas e tudo sempre muito bom, feliz e bacana.

Até o próximo mês.

Um abraço!
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens

Sobre Mim

Nascido em Porto Alegre, 26 anos.
Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Paulo. Ex-Ciências sem Fronteiras na Coréia do Sul (Turma 2014) e atual bolsista KGSP Mestrado KGSP na Soongsil University em Seoul, Coréia.

Visitantes